11.10.10

In Bust leva lenda do Curupira para a comunidade da Vila da Barca

O In Bust Teatro com Bonecos retoma o projeto Teatro Comunidade e leva, nesta terça-feira, 12, Dia das Crianças, o espetáculo "Curupira - Um Milhão de Nós", para a Vila da Barca. A apresentação será na sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca - Rua Prof. Nelson Ribeiro, 66 - próx. a Fund. Curro Velho. A programação iniciará às 10h, com entrada franca. Realização In Bust Teatro com Bonecos. Patrocínio Banco da Amazônia.

Criado para o programa Catalendas da TV Cultura do Pará, o espetáculo já está há dez anos em cartaz. Em “Curupira – Um Milhão de Nós” está o linguajar caboclo, que tem palavras como “mundeado”, “sumano”, entre outros, ligando o público à cultura de nossa região.

Conhecido como o protetor de todas as florestas e animais, o Curupira, personagem lendário da região amazônica, aparece em forma de moleque com os pés voltados para trás. Ele é temido por todos aqueles que caçam ou desmatam por mera ganância.

Assim, nesta montagem do In Bust um caçador acaba mundeado por não respeitar a premissa de se caçar apenas para sobrevivência. Desta forma, ele é ajudado por um Pajé e sai do transe aplicado pelo moleque Curupira e aprende mais sobre como cuidar do meio ambiente.

O causo é todo contado pelos três cantadores (atores manipuladores) que se utilizam de paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense - e de bonecos manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos e outros. Os personagens trazem mensagens de preservação ao meio ambiente, tudo de forma lúdica que envolve e encanta crianças e adultos.

Além de chegar à Vila da Barca, o projeto ainda será levado à Comunidade Timbirinha, no Jurunas, no dia 30 de outubro; à Comunidade Quilombola Guajará-Miri, no Baixo Aurá, no dia 7 de novembro e à Comunidade Quilombola do Abacatal, em Ananindeua, no dia 28 de novembro. Em dezembro haverá ainda mais duas apresentações: no dia 11, ao Lixão em Castanhal e no dia 15 em uma Comunidade Fluvial, que ainda não está definida.

Projeto Teatro Comunidade – O projeto Teatro Comunidade já se chamou Sábado Comunidade, pois acontecia prioritariamente aos sábados, em alguma comunidade da periferia de Belém ou da região das Ilhas. Com o tempo, as solicitações de apresentações em centros e associações comunitárias, comunidades distantes e das ilhas que circulam Belém foram aumentando e exigindo outros dias de apresentação.

Então, o In Bust resolveu mudar o nome, mas a filosofia é a mesma, de levar o teatro com bonecos onde o povo está, onde o teatro não chega com facilidade e mostrar não só o espetáculo, mas oportunizar que as pessoas conheçam de perto como funciona o trabalho do grupo.

“A intenção é estender ao público o conhecimento de todo processo sobre o trabalho do In Bust. Assim, antes da apresentação, a gente fala sobre a metodologia de montagem, os elementos que envolvem a dramaturgia desta linguagem e os princípios básicos do trabalho deste grupo com distribuição de um material gráfico que apóia a atividade”, explicam os integrantes do In Bust, Aníbal Pacha, Paulo Ricardo Nascimento, Adriana Cruz e Cristina Costa.

Após cada apresentação, o público pode conversar com os atores manipuladores e ter a chance de tocar nos bonecos, descobrindo que é possível também trabalhar com eles.

Patrocínio Cultural - O Banco da Amazônia sempre acreditou e apostou no projeto. “É interessante para o Banco da Amazônia ser parceiro deste projeto, haja vista o mesmo ter perfeita concordância com sua missão de fomentar a cultura regional, agregando com isso valor a sua marca, ao tempo que com a parceria proporciona momentos de lazer, através da cultura, às comunidades atendidas”, afirmação da Gerência de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia.

Além do Banco da Amazônia, o projeto conta ainda com os apoios importantíssimos da Refry, Hiléia, SESC PA, Malungo - Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombo, Associação dos Moradores do Vai-quem-quer (Cotijuba) e Rio Ligth Sanduiches.

Serviço
Apresentação do espetáculo “Curupira – Um Milhão de Nós” – Projeto Teatro Comunidade – In Bust – Teatro com Bonecos. Nesta terça-feira, 12, Dia das Crianças, a partir das 10h, na sede da Associação dos Moradores da Vila da Barca - Rua Prof. Nelson Ribeiro, 66 - próx. a Fund. Curro Velho. Informações: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: