30.10.10

Teatro Comunidade chega ao bairro do Jurunas neste sábado


Neste final de semana, o In Bust Teatro com Bonecos leva mais um espetáculo de seu repertório à periferia de Belém.

O projeto Teatro Comunidade está neste sábado, 30, na comunidade Instituto Educativo e Recreativo Timbirinha, organização que desenvolve, há oito anos, um trabalho voltado ao esporte e cultura no bairro do Jurunas, envolvendo hoje cerca de 200 pessoas em diversas atividades, sendo a principal, a escolinha de futebol. Além do instituto, também vão participar da programação, os alunos da Escolinha de Futebol Nova Florentina, que em um ano de trabalho envolve cerca de 250 alunos, também na mesma área.

O que eles vão assistir? Um dos espetáculos mais aplaudidos do grupo “Fio de Pão - a lenda do Cobra Norato”, inspirado na lenda mais famosa da Amazônia sobre um jovem encantado que durante a noite se desencanta e vira gente, assumindo sua condição humana.

Na versão do In Bust, a lenda que também inspirou o poeta modernista Raul Boop, é contado em forma de cordel pelos atores-manipuladores Adriana Cruz, Aníbal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento, que representam uma família nordestina.

A história resgata do imaginário popular, a lendária história de uma cabocla que, ao ser conquistada um cobrão embruxado, engravida e dá luz a duas cobras: Norato e Caninana. As duas cobrinhas são bem diferentes uma da outra, sendo Caninana muito má e Norato de alma boa. Esta última, porém, tem um sonho impossível. Quer virar gente.

Há várias outras versões da lenda. Boop, por exemplo, nascido no Rio Grande do Sul (1898-1984), escreveu o poema que foi uma das sensações da Semana de Arte Moderna de 1922. Cobra Norato (Nheengatu da margem esquerda do Amazonas) é seu livro principal e a obra mais importante do movimento antropofágico.

Na Amazônia, a lenda diz que uma cabocla de nome Zelina deu à luz um casal de gêmeos: Honorato e Maria Caninana, duas cobras. Jogou-as no rio, onde se criaram, mas Maria Caninana vivia fazendo malvadezas até que foi morta pelo irmão, que tinha bom coração.

Outra Versão, conta que em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio.

O In Bust, porém, busca o humor e a interação com o público que é convidado a participar de algumas cenas. O espetáculo já foi apresentado em várias cidades paraenses dentro dos projetos de circulação do grupo, além de já ter rompido as fronteiras e ter sido assistido em outros estados, sempre arrancando boas risadas e aplausos calorosos da plateia.

O patrocínio do Teatro Comunidade é do Banco da Amazônia, com apoios da Refry, Hiléia, SESC PA, Malungo - Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombo, Associação dos Moradores do Vai-quem-quer (Cotijuba) e Rio Ligth Sanduiches.

A apresentação deste sábado, 30, será no Galpão da Florentina (Rua Fernando Guilhon, 621 - Entre Monte Alegre e Bom Jardim), às 10h. O espaço pertence a bar-boite, que lembra a Pororoca, tendo nos fundos, um galpão amplo e aberto, que receberá o público da comunidade de forma gratuita.

Serviço
Teatro Comunidade, projeto do In Bust Teatro com Bonecos que apresenta, neste sábado, 30, às 10h, o espetáculo Fio de Pão – A Lenda do Cobra Norato, no Galpão da Florentina - Rua Fernando Guilhon, 621 - Entre Monte Alegre e Bom Jardim. Entrada franca. Mais informações: 91 8134.7719 e 91 8110.5245.

Nenhum comentário: