6.10.10

Centro Cultural Sesc Boulevard exibe fotografias sobre o Círio de Nazaré

O Centro Cultural SESC Boulevard está com várias programações nesta época festiva dos paraenses. Não deixe de visitar a exposição “Meu Primeiro Círio”, que está reunindo imagens desse momento único, produzidas por fotógrafos locais e pelo público em geral.

A mostra marca também a inauguração do Projeto “Círio de Memórias” que será realizado anualmente pelo Centro Cultural SESC Boulevard, com o propósito de estimular a preservação e valorização da memória como bem cultural de responsabilidade coletiva.

Para a maioria dos paraenses, o Círio de Nazaré é um evento especial que vai muito além da festa religiosa. Os elementos da tradição religiosa como a berlinda, que leva a imagem da Santa e a corda que a acompanha, as velas, o carro dos milagres, as crianças vestidas de anjos, as novenas e as romarias, os fogos e as promessas somam-se as fitinhas, a maçã do amor, o arraial, os brinquedos de miriti, os presentes e o tradicional almoço que representa o encontro da família e dos amigos, compõem um autêntico retrato da cultura amazônica paraense.

Conhecido também como o Natal dos paraenses, o “clima” do Círio começa bem antes e termina bem depois do segundo domingo de outubro. As ruas são tomadas por amarelo e branco. As lojas e as casas se enfeitam. As imagens de Nossa Senhora de Nazaré se espalham por todos os lados. Os turistas chegam. A cidade entra em ebulição e o trânsito se torna mais caótico.

Serviço
Exposição “Meu primeiro Círio” – Projeto Círio de Memórias. Ficará aberta até 05 de novembro, sempre de terça a sábado, das 10h às 12h e 14h às 19h / Domingos, 9h às 13h e 15h às 19h. O Centro Cultural SESC Boulevard fica na Av. Boulevard Castilho França, n° 522/523. Entrada Franca. Informações: 91 3224-5654/5305 - ramais 209 ou 208 (Centro Cultural SESC Boulevard).

Nenhum comentário: