8.10.10

Auto do Círio: homenagens, cores e saudações cênicas a Festa de Nazaré

Quem estava ontem na abertura do Arte Pará, no MHEP, presenciou também, no entorno da praça D. Pedro II, o último ensaio do Auto do Círio. Músicos e atores estão a todo vapor para o cortejo que será realizado hoje, a partir das 19h, com saída da Praça do Carmo. É imperdível. Entre os artistas que farão parte da encenação, está Arthur Nogueira que adiantou ao Holofote Virtual como será sua participação.

Mais de 500 pessoas estão envolvidas na maior encenação de rua de Belém, o Auto do Círio, cortejo cênico que há 17 anos inunda a parte antiga da cidade de cores, música e emoção. Não há nada igual.

Quando surgiu em 1993, era um pequeno, porém importante grupo, que o acompanhava. Hoje, são milhares de pessoas que se arrastão em meio as suas estações, que há algum tempo já ganharam palco para melhor visibilidade do público.

Com o tema “Todos os Caminhos Levam a Ti, Senhora”, o Auto do Círio será também uma ação ambiental que pretende conscientizar o público e ambulantes a não jogar lixo nas ruas. Haverá também uma homenagem emocionante ao cantor e ex-professor da UFPA, Walter Bandeira.

Vários artistas como já é de praxe, participam da encenação junto a comunidade que se envolve nos preparativos e se faz presente cenicamente no evento. Entre os cantores da nova geração a se apresentar, está Arthur Nogueira, um dos mais jovens, porém, experiente, dessa nova leva de compositores e cantores paraenses.

Com apenas 21 anos, Arthur Nogueira já conta com seis anos de carreira profissional. O artista traz no currículo parcerias com personalidades da música brasileira, como Antonio Cícero e Vital Lima.

No ano passado, lançou o CD “Mundano”, o segundo álbum, premiado na edição 2008 do Projeto Pixinguinha, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mais recentemente, o artista fez um pré-lançamento de Mundano +, um EP a ser lançado em novembro.

No Auto do Círio Arthur vai cantar, acompanhando por Renato Torres (violão) uma música do parceiro Vital Lima. “Tô animado porque adoro o Vital, temos canções juntos, e essa música em especial eu acho a mais bonita já feita sobre o Círio”, diz ele, que também participará da última parte, na Apoteose, cantando “Última Oração”, do Edyr Proença, ao lado de outros cantores convidados, como Iva Rothe e Gigi Furtado. No domingo ele também canta junto com Juliana Sinimbú, na homenagem do Banco do Brasil.

Mãos de Outubro - Então, prepare-se, agende-se. Uma dica: antes de seguir para a Praça do Carmo para a concentração do Auto do Círio que inicia às 19h, vá ao Cinema Olympia, que fica no caminho e presencie outra homenagem ao Círio de Nazaré.

É o lançamento do filme “Mãos de Outubro”, curta metragem de Vitor Souza Lima que tem participado e ganho prêmios nacionais em mostras e festivais de cinema pelo Brasil. De acordo com a produtora do filme, Jorane Castro, a sessão foi marcada às 18h, justamente para dar tempo ao público de ver a projeção e depois partir para o Centro Histórico. Vale lembrar a cópia desta projeção está em 35 mm, ou seja, é totalmente cinema!

O curta foi realizado em 2008, com o prêmio MIS-PA de incentivo à realização de Curta
Metragem.

Nenhum comentário: