18.10.10

Cineclube do IAP exibe filme polonês premiado em Cannes

O filme “Madre Joana dos Anjos”, do cineasta polonês Jerzy Kawalerowicz, é o destaque desta segunda-feira, dia 18, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). 

Rodado em 1961, o filme mostra um convento no século XVII que recebe a visita de um padre destinado a fazer exorcismo em uma freira possessa do demônio. Ao ver que a própria superiora e outras irmãs também apresentam sinais de histeria ou possessão, o padre se flagela tentando superar suas próprias hesitações eróticas.

Baseado em roteiro do próprio diretor, “Madre Joana dos Anjos” (Matka Joanna od Aniolów), traz no elenco Lucyna Winnicka, Ana Ciepielewska e Kazimierz Fabisak. Segundo explica o crítico de cinema Marco Antônio Moreira, o filme foi inspirado no Processo de Loudon, um caso real rotulado de histeria coletiva.

Kawalerowicz é um dos diretores mais premiados do cinema polonês. “Madre Joana dos Anjos” ganhou o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. O filme foi proibido em vários países na época do seu lançamento, pelas fortes cenas de histeria/possessão, causando polêmica entre a crítica mundial. É um dos filmes de maior sucesso do Cineclube da Associação Paraense de Críticos de Cinema, parceira da programação.

Serviço
“Madre Joana dos Anjos”, de Jerzy Kawalerowicz. Exibição nesta segunda-feira, dia 18, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (Nazaré, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 4006-2947. Após a sessão, debate entre o público e os críticos da Associação de Críticos de Cinema do Pará.

Nenhum comentário: