3.3.12

Gempac no “Dia Internacional da Mulher" LIVRE!


No dia em que mulheres de todos os lugares do mundo se unem para gritar por seus direitos e comemorar os avanços que o gênero conquistou, o Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac) realiza uma programação que vai exceder os muros da entidade. No dia 8 de março, quinta-feira, das 10h às 22h, o espaço físico que a instituição ocupa vai ser tornar palco de diversas atividades e manifestações artísticas. Por Luiza Cabral 

Uma iniciativa que une conscientização e arte no mesmo lugar. Cinema, artes visuais, teatro e música se encontram para endossar a luta por uma causa.  O propósito é chamar os holofotes para questões essenciais na luta pela legalização da profissão e pela integridade da classe. 

Com um título sugestivo, o “Dia Internacional da Mulher LIVRE” vai ser marcado por uma programação diversificada. Durante o dia, haverá sessões gratuitas de beleza, com ênfase em maquiagem e penteados. Também haverá uma equipe responsável por fotografar os resultados, que serão projetados em tempo real, para todos verem. Nesta ação, o Gempac contará com o apoio do empreendimento “Coisa de Preto”, especialista em cabelo afro. 

Enquanto isso, em um canto especial da sede, o “microfone aberto” servirá de palanque para qualquer um se expressar. A ideia é abrir um canal de comunicação entre quem tiver alguma colocação ou questionamento e as pessoas que estiverem passando pelo local. Um foto-varal se encarregará de divulgar olhares sensíveis de fotógrafas mulheres. 

O evento também contará com espaço aberto de exposição para obras de artes em outros suportes. As artistas Cinthya Marques, Camila Aranha, Bruna Suellen e Diana Figueroa já marcaram presença. Já a artista Mariléia Aguiar vai apresentar o espetáculo "A Mulher de sete saias", texto escrito por ela e direção de Anibal Pacha. E ainda haverá exposição para venda de produtos relacionados as mulheres.

Em meio a tantas manifestações, dois projetos realizados no Gempac darão o pontapé inicial de suas atividades durante a programação. O “Dia Internacional da Mulher LIVRE” contará com a primeira mostra da Exposição Zonas de Direito, que integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos. 

Na amostragem parcial, recortes de publicações que remontam a história da entidade, tendo como foco os avanços do movimento e a questão da violência contra prostitutas. “Com este projeto queremos chamar a atenção das pessoas e estimular um olhar crítico sobre a situação das prostitutas no Estado. E para isso, é importante compreender como este assunto foi tratado ao longo dos anos”, considera Leila Barreto, coordenadora do projeto. 

Com o auxílio da sétima arte, o Cine Gempac também faz sua atividade de estreia com uma sessão especial. Às 16h, o projeto premiado pela bolsa de extensão da Pró-Reitoria da Ufpa exibe o filme “As Filhas da Chiquita”, da cineasta Priscilla Brasil.

“Escolhemos esse filme por ele ter uma temática relacionada, mostrar um pouco da história da área da Campina e falar de uma minoria que tem relação estreita com as prostitutas, que são os travestis.

Além, é claro, de ter sido feito por uma mulher”, explica Luah Sampaio, membro do Cine Gempac. Para finalizar o dia, o Dj Maico comanda as picapes no “Reggae Dasputas”, em que haverá venda de bebidas alcóolicas e tira-gostos, a fim de arrecadar fundos para a entidade. 

Campanha - Após vinte de anos de atuação, o Gempac – entidade reconhecida nacionalmente por ser uma das fundadoras da Rede Brasileira de Prostitutas, além de ser pioneira na luta pelos direitos da classe – enfrenta dificuldade de manutenção do espaço e de continuidade das diversas atividades geridas pelo grupo. 

A fim de iniciar um projeto pela revitalização da instituição, o Gempac aproveita a programação comemorativa para lançar a campanha “Não deixe a luz da esquina se apagar”. A ideia é unir forças com a sociedade civil e trazer uma teia de parceiros para o grupo. Nesse contexto, é bem-vindo tanto força de trabalho, como também todos os tipos de doações. 

Quem quiser colaborar com doações pode procurar a entidade presencialmente ou fazer doações em dinheiro pela conta bancária oficial do Gempac (Banpará, Conta Corrente: 0000320757/ agência: 0011).

Serviço
“Dia Internacional da Mulher LIVRE”, no Gempac, das 10h às 22h. Na Sede do Gempac – Travessa Padre Prudêncio, 462, esquina com General Gurjão, Campina. Informações para imprensa: Leila Barreto – coordenadora da programação - 81545749.

Um comentário:

Sentimentalidades-Todas disse...

Eu que já fui colaboradora do GEMPAC, fico muito orgulhosa pela ação alusiva ao dia internacional da mulher.
Que possamos participar e aprender um pouco mais acerca da realidade desta ONG, de suma importancia não apenas para luta das mulheres prostitutas mas mais para a garantia de direitos do gênero .
Abraços, Holofote!!!
Mônica