Em 2015, em show no Rio de Janeiro | Lançamento Guitarreiro do Mundo | Caixa Cultural |
Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), além da vida acadêmica, André Macleuri possui uma produção independente. Entre outros trabalhos, apresentou, em 2018, o projeto "Belém Sonora", premiado em edital pela Fundação Cultural do Pará, resultando em um filme, que também foi premiado em 2020 e voltará em cartaz, este mês, no 6o Ficca – Festival Internacional de Cinema do Caeté (fica.net.br). O músico também já lançou álbum, EP e vários singles publicados em plataformas virtuais.
No show desta quinta, ele vai mostrar canções inéditas, composições de trabalhos anteriores e guitarradas clássicas de Mestre Vieira. "Vou mostrar composições inéditas do álbum Renascimento, que está em fase de pós-produção, e o novo álbum da 'Atrás do Tempo'’, trabalho de um cliente e parceiro de Belém do Pará que eu produzi recentemente. Adicionei sobre isso algumas canções mais antigas e um bloco com músicas do Mestre Vieira, pois o convite para tocar no Palco Virtual do Rumos se deu através do projeto ‘Inventário Mestre Vieira’, que está na reta final; além do mais, eu sempre que posso, toco algumas músicas do Mestre Vieira em minhas apresentações”, diz.
Pesquisa, produção e guitarrada
Gravou guitarra, baixo, baterias, percussão, teclado e samplers, o saxofone tenor e o trombone tiveram convidados, Adriel Silva e Diego de Jesus, respectivamente. Ele também mixou as sete faixas, masterizou e ainda fez a foto da capa, foto em que se vê Belém às margens do Rio Guajará em confluência com o Rio Guamá.
Em 2012, André participou da gravação do DVD, um dos resultados do projeto dos 50 anos de guitarrada, no qual escolheu tocar junto com o mestre "Força Total", do LP Melô da Cabra (1982). Na época, ele também disponibilizou seu acervo digitalizado dos LPs Vieira e Seu Conjunto para compor o site www.mestrevieira.com.br que segue no ar, mas em fase de mudanças.
Partituras para o songbook do mestre
Para Macleuri, o que se convencionou chamar “Guitarrada” é, na essência, “Lambada Instrumental”, constatação feita ao longo de sua pesquisa, na qual ele reuniu o máximo que podia de discos em LP para portabilizá-los na internet."Peguei esses discos de vinil, e os digitalizei, pois havia nada ou muito pouco conteúdo digitalizado até então, muito do que se ouve hoje pela internet é deste trabalho"” diz.
Em 2017, o músico também criou canais de difusão desses ritmos em parceria com Bruno Rabelo, da banda Cais Virado, e que também chegou a integrar a banda de Vieira, em 2015. "Criamos um canal no youtube e um blog chamados “Lambadas das Quebradas” para publicar esses áudios e as nossas resenhas, as respostas para muitas perguntas acerca deste estilo musical estão lá, além de toda uma discoteca digitalizada para a apreciação”, finaliza.
Serviço
André Macleuri no Palco Virtual do Itaú Cultural. Na próxima quinta-feira, 25, às 20h. Duração aproximada: 60 minutos. Gratuito e on-line – plataforma Zoom/Sympla | 270 ingressos.
Reserve seu ingresso:
https://www.sympla.com.br/andre-macleuri__1150500
Saiba como acessar a transmissão via Sympla
https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/saiba-como-reservar-ingressos-sympla-assistir
Nenhum comentário:
Postar um comentário