3.3.21

Projeto leva oficinas de artes visuais para o Marajó

O projeto Cinema no Marajó é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual VISAGEM da Universidade Federal do Pará e que foi selecionado pelo Edital de Audiovisual – Lei Aldir Blanc Pará 2020.

A população ribeirinha das cidades de Melgaço e Breves, no Arquipélago do Marajó, recebe neste primeiro semestre oficinas de fotografia e de cinema, além de uma mostra cinematográfica. A oficina de Fotografia Mobile tem como objetivo produzir imagens com câmeras de telefone celular, que deverão compor uma galeria virtual dentro do site do projeto. A oficina de Introdução ao Audiovisual vai utilizar as câmeras de celular. O resultado deverá também compor a Mostra de Documentários, a última agenda da proposta do projeto Cinema no Marajó. 

O evento será um momento para exibir produções selecionadas e premiadas pelo Festival do Filme Etnográfico do Pará e outros festivais do Brasil, além da produção que será realizada nos dois municípios. Os curtas, os médias e os longas-metragens que entrarão na mostra estão em fase de seleção e estarão disponíveis na plataforma digital onde todos poderão acessar e assistir em uma programação super especial. 

A coordenadora do projeto, Denise Cardoso, explica que a ideia é fomentar o interesse e a produção em audiovisual principalmente entre os jovens para que eles possam descobrir novas oportunidades e entender outros contextos da realidade que os circunda através desta poderosa ferramenta.

“O desejo é de incentivar produções audiovisuais na região dessa forma contribuímos para a criação de uma tradição de exibição, produção e interesse pelo tema, também mantendo um contato permanente com as comunidades através das redes sociais, criando um repositório, o site oficial do projeto, com as produções audiovisuais da região”, aponta.

Antropóloga, Denise atua na Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA, participa do Grupo de Estudos sobre Mulher e Relações de Género Eneida de Moraes (GEPEM). Ela coordena o Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA), o Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) da UFPA, o Grupo de Estudos sobre Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e o Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). Tamb'rm já participou como conselheira ad hoc da Secretaria Especial da Presidência da República para Mulheres (SPM) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA. 

Serviço

Projeto Cinema no Marajó. Site: https://cinemanomarajo.grupovisagem.org/ + Instagram: @cinemamarajo.

Nenhum comentário: