“Fui Bia, sou Bento”, “Ninguém merece bullying” e “Não quero ter razão. Eu quero é ser feliz” são os títulos premiados. O logger Bento Barreto, que até pouco tempo era Beatriz, conta sua experiência na transição de gênero estimulando os jovens a seguir o caminho de autoconhecimento com coragem e determinação. Como ele mesmo define “esse é um processo delicado, muito solitário que requer cuidados, proteção e apoio, em especial da família”.
O bullying se apresenta de diversas maneiras e a produtora Fadiany enfrenta, até hoje, rejeição social pelo seu cabelo. Ela expõe a maneira pela qual tem conseguido se aceitar e superar isso. “Tem sido libertador falar sobre o meu cabelo. Como pode ainda existir pessoas que gostam de diminuir os outros por não aceitá-las como são?”, reflete Fadiany.
Ranier Rocha, que é músico, reconhece uma importante faceta desta premiação que é a sensação de dividir o prêmio contratando outros jovens para atuar profissionalmente no projeto, e assim “gerar renda durante a pandemia, quando as oportunidades para a juventude diminuíram mais ainda”, ele conclui.
Radiantes com a possibilidade de contar suas histórias e estimular outros jovens no seu protagonismo, os premiados chamaram Yan Dalpra para assinar a direção de fotografia dos vídeos, que nos explica: “são vídeos curtos, mas provocativos para a reflexão, e um novo olhar sobre essas questões tão presentes no nosso cotidiano”
A premiação é destinada à produção de conteúdos autorais independentes a serem desenvolvidos pelo público jovem, visando a promoção, o fortalecimento da cultura de paz e do protagonismo juvenil. O edital foi coordenado pelo Movimento República de Emaús, em parceria com a Secult Pará, e os três jovens receberam apoio técnico da CRibas Soluções.
Agenda de lançamento
- Fui Bia, sou Bento, de Bento Barreto - Dia 6/3, às 18 h no Instagram @beisonfire
- Ninguém merece bullying!, de Fadiany Cardoso - Dia 8/3, às 18 h no Instagram @fadianycardoso
- Não quero ter razão. Eu quero é ser feliz!, de Ranier Rocha - Dia 13/3, às 18 h no Instagram @ranierrocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário