3.3.21

Vídeos premiados que ousam em mudar o mundo!

Transição de gênero, bullying e comunicação não violenta são os temas abordados nos vídeos premiados no Edital Juventude Ativa com recursos da Lei Aldir Blanc. Bento Barreto, Fadiany Cardoso e Ranier Rocha concorreram, cada um com uma proposta diferente, mas todos compartilharam experiências nesses temas. Os vídeos serão lançados esta semana de março nos perfis do Instagram dos premiados, confira no final da matéria e vá lá conferir! 

“Fui Bia, sou Bento”, “Ninguém merece bullying” e “Não quero ter razão. Eu quero é ser feliz” são os títulos premiados.   O logger Bento Barreto, que até pouco tempo era Beatriz, conta sua experiência na transição de gênero estimulando os jovens a seguir o caminho de autoconhecimento com coragem e determinação. Como ele mesmo define “esse é um processo delicado, muito solitário que requer cuidados, proteção e apoio, em especial da família”.   

O bullying se apresenta de diversas maneiras e a produtora Fadiany enfrenta, até hoje, rejeição social pelo seu cabelo. Ela expõe a maneira pela qual tem conseguido se aceitar e superar isso. “Tem sido libertador falar sobre o meu cabelo. Como pode ainda existir pessoas que gostam de diminuir os outros por não aceitá-las como são?”, reflete Fadiany.

Ranier Rocha, que é músico, reconhece uma importante faceta desta premiação que é a sensação de dividir o prêmio contratando outros jovens para atuar profissionalmente no projeto, e assim “gerar renda durante a pandemia, quando as oportunidades para a juventude diminuíram mais ainda”, ele conclui.

Radiantes com a possibilidade de contar suas histórias e estimular outros jovens no seu protagonismo, os premiados chamaram Yan Dalpra para assinar a direção de fotografia dos vídeos, que nos explica: “são vídeos curtos, mas provocativos para a reflexão, e um novo olhar sobre essas questões tão presentes no nosso cotidiano”  

A premiação é destinada à produção de conteúdos autorais independentes a serem desenvolvidos pelo público jovem, visando a promoção, o fortalecimento da cultura de paz e do protagonismo juvenil. O edital foi coordenado pelo Movimento República de Emaús, em parceria com a Secult Pará, e os três jovens receberam apoio técnico da CRibas Soluções.

Agenda de lançamento

  • Fui Bia, sou Bento, de Bento Barreto  - Dia 6/3, às 18 h no Instagram @beisonfire
  • Ninguém merece bullying!, de Fadiany Cardoso - Dia 8/3, às 18 h no Instagram @fadianycardoso
  • Não quero ter razão. Eu quero é ser feliz!, de Ranier Rocha - Dia 13/3, às 18 h no Instagram @ranierrocha

Nenhum comentário: