As Cartas de Waldemar é um videocast de 4 episódios sobre a história de vida do maestro Waldemar Henrique contada a partir do ponto de vista das cartas que ele escrevia para amigos e familiares; e que compõem o acervo arquivístico da Coleção Waldemar Henrique do Museu da Imagem e do Som do Pará.
A iniciativa integra o projeto “As memórias de um maestro demasiado humano: museologia e as correspondências de Waldemar Henrique”, que foi contemplado com o Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura 2020, na categoria Museologia, da Fundação Cultural do Pará.
Dentro de um contexto de pandemia, é importante dizer que o programa foi produzido na sala do apartamento de Sônia Nascimento, com uma equipe composta de 3 pessoas; e conta com depoimentos de personalidades que tiveram momentos inesquecíveis com o maestro, como: Nilson Chaves, Vital Lima, Márcia Aliverti, Madalena Aliverti, Luiz Pardal, Rafael Lima, Paulo Fonseca e Luiz Braga; e uma entrevista sobre a Coleção Waldemar Henrique com Dayseane Ferraz, Historiadora, Antropóloga e Pesquisadora do SIM/SECULT.
A ideia surgiu a partir do resultado do trabalho de conclusão de Sônia. A pesquisa mergulhou nos conteúdos do DVD Coleção Waldemar Henrique, lançado em 2010 pela SECULT/PA, SIM e MIS e os livros “Waldemar Henrique – O Canto da Amazônia” de Claver Filho; “Encontro com Waldemar Henrique” de João Carlos Pereira e “Waldemar Henrique – Só Deus sabe porque” de Sebastião Godinho.
O inesquecível Waldemar
Mudou-se em 1933 para o Rio de Janeiro, a fim de aprofundar seus estudos e construir uma carreira artística. Suas canções tinham como tema a Amazônia, despertando o interesse de vários artistas que gravaram suas músicas. Waldemar e Mara se apresentaram em cassinos, rádios e teatros do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, realizaram excursões pelo restante do Brasil e no exterior.
Em 1960, o maestro retorna à Belém, onde em muitas contribuições como Gestor Cultural, em vários cargos públicos, entre eles o mais emblemático como Diretor do Teatro da Paz. Com problemas de saúde, se afasta da música e morre em 29 de março de 1995.
Em suas diversas viagens no decorrer da vida, escreveu dezenas de cartas para familiares, amigos e colegas de profissão. Entre muitos assuntos, adorava narrar suas viagens e os momentos de grande relevância da sua história de vida. O maestro tinha o hábito de reproduzir suas cartas, tendo sempre uma cópia, e, quando não era possível, ele solicitava ao destinatário que este a guardasse para devolvê-lo.
Nestes escritos um de seus principais objetivos era documentar o cotidiano de suas viagens, como um diário, descrevendo detalhadamente os lugares, eventos, acontecimentos, para que no futuro pudesse reavivar sua memória ao reler seus escritos. Era dono de um grande senso de humor, educado, receptivo. Se emocionou ao ter um teatro com seu nome, ser tema do enredo da escola de samba “Quem são eles” e com a voz de Nilson Chaves cantando suas canções.
Ficha Técnica
Apresentação: Sônia Nascimento
Produção Executiva: Sônia Nascimento e Edvaldo Souza (Realizador Cultural)
Direção, Edição e Designer Gráfico: Pedro Cordeiro
Filmagem e Edição: Lucas Pinto
Make-up: Beatriz Freitas
Mídias Sociais e divulgação: a Equipe
Trilha Sonora: Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique – A Música e o Pará - SECULT/PA;
Imagens e Cartas: DVD Coleção Waldemar Henrique – SIM /MIS/ SECULT/PA.
Serviço
“As Cartas de Waldemar” – estreia 15/02 – 16h – Nas redes sociais - Perfil: @ascartasdewaldemar – Instagram, Facebook e Youtube. Próximos episódios: 15/03 e 29/03 – 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário