30.3.21

Virada Cultural de Belém este ano pela internet

Em 2014, a primeira edição da Virada Cultural apresentou mais de 100 atrações locais e nacionais, como o show de Emicida (foto), mas este ano, por conta da pandemia, o projeto adota o formato virtual e realiza sua primeira versão digital, nos dias 7 e 8 de maio. 

Entre os artistas confirmados para a segunda edição, estão Marisa Brito, Allan Carvalho e Aldo Sena, que gravarão suas apresentações em Belém e em São Paulo.  Além dos convidados, a Virada abre inscrições para artistas que queiram integrar seu conteúdo artístico à programação de 24h. A chamada segue aberta até 18 de abril. 

“A Lei Aldir Blanc foi uma revolução. Oportunizou mais de 1500 realizações artísticas. E a Virada quer ser um palco para essas criações. Estamos abertos a tudo. Gostamos de pensar no sentido de performance: musical, videoarte, dança. Estamos abertos a qualquer linguagem desde que o trabalho seja exequível em formato digital”, destaca Pedro Vianna, idealizador e curador do festival. 

Serão aceitas inscrições de propostas artísticas em suporte digital e apresentadas por artistas paraenses, ou residentes há dois anos ou mais no estado do Pará. No total, o projeto contemplará 21 conteúdos que proponham novas experiências ao público em suporte digital, que receberão premiação em dinheiro, no valor de R$ 500,00. 

Entre os critérios de avaliação, estão a originalidade, o ineditismo, a inovação, a relevância cultural e a inclusão social. O material enviado pelos artistas ficará no arquivo do projeto e os publicados, disponíveis para visualização por tempo indeterminado nas redes sociais da Virada Digital 2021. A programação contará ainda com workshops e rodas de conversa online, abordando temáticas referentes à arte e cultura digitais.

Inscrições

REGULAMENTO: 

http://bit.ly/regulamentovirada

A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, por meio da Lei Aldir Blanc Pará, em parceria com a Senda Produções.

Nenhum comentário: