19.2.09

Para quem gosta de sangue e outros horrores....


Neste carnaval tem Sessão Maldita. O Cine Líbero Luxardo exibe, no sábado, 21, a partir das 22h, o longa “Banquete de Sangue”, um clássico do horror realizado em 1963 pelo diretor norte-americano Herschell Gordon Lewis, um dos pioneiros na arte de mostrar sangue e vísceras de forma explicita no cinema. Lewis é conhecido como “pai do Gore”, um gênero caracterizado por temas escatológicos, muito sangue, violência e órgãos expostos.

Lançado em VHS no Brasil pela Sunrise anos atrás, “Banquete de Sangue” conta a história de Fuad Ramsés, um psicopata antiquário e serial killer, dono de um buffet de comida exótica e adorador da antiga princesa do Egito Ishtar, a Mãe das Trevas. Na tentativa de ressuscitá-la, por meio de um culto, Fuad oferece o sangue e as vísceras cozidos de jovens garotas que são mutiladas de forma brutal e grotesca.

Filme de produção baixíssima (com um orçamento limitadíssimo de 25 mil dólares) foi realizado em apenas dez dias. A atuação do elenco é amadora, a trilha sonora é extravagante e o roteiro é cheio de falhas, entretanto o filme faturou mais de 4 milhões só nos Estados Unidos registrando seu lugar na lista dos filmes imprescindíveis para qualquer fã de horror.
H. G. Lewis Lewis começou a produzir seus filmes na década de 1950 depois de trabalhar em publicidade, e a partir do apoio do produtor David F. Friedman que juntos começaram a se dedicar ao cinema. Os primeiros filmes tiravam partido de sexo e nudez, logo sendo acrescido de violência explicita, revolucionando o cinema de terror, e influenciando várias gerações de filmes posteriores. A programação é uma parceria com a APJCC.

Serviço
Cine Líbero Luxardo e APJCC apresentam “Banquete de Sangue”, de Herchell Gordon Lewis (EUA, 1963, 70 min). Neste sábado, 21, às 22h. Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa). Informações: tel (91)3202-4321. E-mail: cll@fcptn.pa.gov.br ou cinelibero@gmail.com. Blog: http://cineliberoluxardo.blogspot.com/

Nenhum comentário: