11.2.09

“Portishead - Roseland NYC Live” no Líbero Luxardo


Na segunda edição do projeto Som na Tela, o Cine Líbero Luxardo exibe exibe “Portishead - Roseland NYC Live”, onde a banda Portishead toca em um concerto com a Orquestra Filarmônica de Nova York no Roseland Ballroom, Nova Iorque.
O show foi lançado em VHS em 98 e posteriormente em dvd 2002, incluindo material extra como vídeos antigos da banda. Acompanhado da massa sonora de uma orquestra, no show Portishead vem mais acessível. A apresentação e o vocal são mais dilacerados.

Portishead é uma banda britânica de trip hop formada no ano de 1991 em Bristol, Inglaterra. Quando, numa fila de desempregados, Geoff Barrow (samples e letras) natural da cidade de Portishead, que havia trabalhado com artistas como Massive Attack e Tricky, encontrou Beth Gibbons (vocal) que, habitualmente, cantava em pubs.

Ambos, mais tarde se uniram a Adrian Utley que tocava guitarra com artistas de jazz como Big John Patton e The Jazz Messengers. No início, o Portishead era definido como lo-fi, mas depois de algum tempo seu estilo foi modificado para o que é conhecido como trip hop.

Trip-hop

Assim como toda a música eletrônica, a história do trip-hop está ligada ao house, estilo que surgiu no começo da década de 80, quando diversos músicos dos EUA (especificamente de Chicago, Nova York e Detroit) resolveram refazer eletronicamente a música disco dos anos 70, fundindo com r&b, funk e soul, dando origem ao house. Durante a década de 80, ocorreram várias experimentações do house, que acabou se segmentando em diversos estilos, como o trance, o techno e o drum n' bass.

O Trip-Hop surge quando alguns músicos resolvem que a música eletrônica não deve ser necessariamente upbeat (que fora usado até então), e passaram a criar em downbeat. Isso foi na Inglaterra, onde, na cidade de Bristol, um grupo chamado The Wild Bunch passou a criar sob essas diretrizes, dando origem ao Trip-Hop (ainda que o termo fosse surgir somente na década de 90). No final dos anos 80 o grupo se dissolve e alguns membros passam a formar o Massive Attack.

Serviço
Portishead - Roseland NYC Live (Portishead - Roseland NYC Live, de Portishead (Inglaterra), Show, 2002, Cor, 57 min.) . Sexta-feira - 13 de fevereiro - às 21h30.Entrada Franca . No Cine Líbero Luxardo. Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa). Informações: tel (91)32024321. Blog: http://cineliberoluxardo.blogspot.com/


Nenhum comentário: