28.5.09

“De Bar em Bar” é sarau regado à poesia, peixe-frito e cerveja

Nesta quinta-feira rola mais uma edição do projeto independente “De Bar em Bar – Sarau de Poetas”, com Luis Carlos França, Josette Lassance e Harley Dolzane. Este mês, a programação vai acontecer no bar do Gaby, a partir das 20h. Para quem não sabe, o espaço fica na Cidade Velha, na Trav. Ângelo Custódio, esquina da Joaquim Nabuco. O projeto acontece em bares que são abertos, na rua, como uma forma de estar mais próximo do público. “O projeto De Bar em Bar, visa popularizar a nossa poesia”, diz o poeta Luís Carlos França.

Do Sagrado Coração de Poeta à Boca de Ferro – Luís Carlos França é autor de temáticas contemporâneas. Versa sobre pessoas, coisas e a cidade. Já lançou os livros “Sangrado coração de poeta”, “Olhar do Dragão”, “Poemas de Miriti” e “Boca de ferro”, que ainda está inédito. Em “O olhar do dragão”, diz : “... No dia que prestares atenção ao meu coração de escorpião, irás encontrar teu retrato P e n d u r a d o" e "... Nossos corpos se pedem/se imploram/vejo a luz no teu olhar/te crucifico/sem dores/sem chagas/te prego a mim/mão a mão/boca a boca. Recebo teu bem me quer/teu ramo de cravo/tua orquídea negra. Teu ser me dá asas/sobrevôo o pico mais alto da paixão/e reverencio os deuses do prazer"...

O poeta está com um novo projeto, o “Boca de Ferro”, em fase de captação, e já aprovado pela Lei Tó Teixeira. “É um projeto típico paraense, onde busco a raiz de nossa cultura, através da boca de ferro, um ícone e um símbolo da comunicação popular. No livro, busco a simplicidade da poesia transmitida pelas bocas de ferros, nossos carros de sonoros, a fim de levar poesia às ruas de Belém”, explica.

Lassance - Josette Lassance é autora de “Vida de Bruxa”, “Os gatos nus passeiam sobre os telhados sujos” (contos), “Galeria dos Maus”, “O prédio” (contos) e “No Último Desejo a Carne é Fria” (em parceria com Olga Savary, Carlos Correia e Israel Gutemberg). Tem participação em livros, revistas e jornais publicados no Acre, Tocantins e em Porto Alegre. Ela pode ser visitada nos sites www.culturapara.art.br; www.veropoema.com.br; www.editoraprotexto.com.br; www.galeriadosmaus.bogspot.com.

Em 2009, Josette já tem escrito o livro de contos “Os cinco Felizes”. Em uma sexta-feira de maio, escreveu: A garça na praça / coça as costas / no musgo do lago / sentada na pedra /com uma só perna /miragem/ cal / una / de flor branca / espírito da manhã / cinzenta / no céu o aro da estátua / tinge o espaço / o lixo no chafariz / colore o chão / de plásticos / depois a rua/ a masmorra / do caos de carros /parados dentro / do jardim/silêncio/mágico /fronteira/front / o homem conserta / sombrinhas. // nenhum mistério / no mundo revelado. / apenas a manhã / etrato da praça / nesta sexta - feira de maio.

Dolzane - O poeta Harley Dolzane, formado em Direito e Letras, já foi colaborador do Portal Cultura de Comunicação para o qual semanalmente escrevia críticas de cinema: http://www.portalcultura.com.br/ . Dolzane também já participou de Antologias Poéticas como: "Panorama Literário Brasileiro – 2006" - Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores; "27° Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos" – Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores; "Poemas Dispersos (coleção Literatura Clandestina)" – Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores e "Antologia de Escritores Brasileiro - 2° Ed. 2006", organizada pelo poeta Ricardo de Benedictis.

Harley diz: "acredito que tenho necessidade de escrever / esse bafo lascivo sobre a carne-palavra/guerra que é paz/frio por fora/o calor do poema/o tempo em decifrar é o de agora/poema e suas ambigüidades/meu desespero/minha salvação/prazer".
Para conhecê-lo melhor, chegue no Gaby nesta quinta-feira ou visite as revistas eletrônicas: PD-Literatura – Projeto Diário de Literatura, ano VIII, n. II, abr, 2006. Disponível em: http://www.pd-literatura.com.br/ e Blocos On-line - Portal de Literatura e Cultura, disponível em http://www.blocosonline.com.br/. Ou ainda, o blog do poeta: "Dilacer Art e" (http://harleydolzane.blogspot.com/ ).

Peixe Frito - Fica aqui a dica para participar de uma noite poética no coração da Cidade Velha. E mais uma informação importante: lá no Gaby, tem aquele cardápio delicioso de boteco sendo que, justamente às quintas, além de muita cerveja é oferecido um delicioso peixe frito, feito pelo jornalista, ator e excelente mestre cuca José Carlos Gondim. É dele, a especialidade da casa em noites de quinta-feira.

Nenhum comentário: