8.5.09

MASP traz exposição do Ano da França no Brasil

A exposição reúne mais de cem obras produzidas sob influência do realismo francês. Com isso, o MASP sedia a primeira exposição de arte do calendário de comemorações do Ano da França no Brasil. Foi aberta no dia 7 de maio. Ao lado um quadro do artista André Masson. Mais abaixo você vê um legítimo Jean Dubuffet.

A mostra Arte na França 1860-1960: O Realismo traz mais de cem obras-primas vindas da Coleção Berardo (Lisboa), de museus franceses, como Musée d’Orsay, Musée Gustave Moreau, Musée de l’Orangerie e Musée Picasso, além de 50 obras do próprio acervo do MASP.

A exposição faz um passeio por um século de arte produzida na França e levanta as questões das diversas e contraditórias manifestações do Realismo. A mostra fica em cartaz até 28 de junho e depois segue para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre, onde fica de 13 de julho a 30 de agosto de 2009.

A exposição cobre o período desde que a arte feita na França se afirmou e dominou o panorama cultural até o momento em que a arte feita nos EUA ascendeu ao primeiro posto. E traz obras de artistas franceses e estrangeiros que produziram França ou que por lá passaram, como Picasso, Dali e Miró. Estão incluídos trabalhos dos diversos movimentos e escolas, abordadas sob a perspectiva do Realismo - seus pontos de partida, suas versões e propostas.

Nestes cem anos é possível perceber traços sucessivos de percepção do real: o tema desta exposição é a história desta interpretação, desta desfiguração e reconfiguração. No conjunto estarão inseridas obras de Courbet, Miró, Dalí, Monet, Picasso, Manet, Van Gogh, Degas, Renoir e Cézanne, entre outros, além de brasileiros como Cândido Portinari, Pedro Alexandrino, Almeida Junior e Guignard.

A curadoria é do francês Eric Corne, curador independente que já trabalhou para importantes museus do mundo, como o Instituto Valenciano de Arte Moderna e Museu Berardo, entre outros. Serão abordadas estilos compreendidos nos cem anos cobertos pela exposição e que se encerram com as manifestações da nova figuração narrativa no começo da segunda metade do século XX - passando pelo impressionismo, naturalismo, expressionismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo e neo-realismo.

Serviço
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César - São Paulo – SP. Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos. Informações: 11 3251 5644. www.masp.art.br

Nenhum comentário: