24.5.09

In Bust leva “Os 12 Trabalhos de Hércules” para o bairro do Telégrafo

Neste final de semana aconteceu a segunda apresentação do projeto Sábado Comunidade, desenvolvido pelo grupo In Bust Teatro com Bonecos, com patrocínio do Banco da Amazônia.

Como sempre, o ponto de encontro da equipe antes de partir para as áreas de apresentação, é o Casarão do Boneco, por volta das 8h. De lá eles partem com o objetivo de levar muito humor, arte e alegria para mais uma das comunidades que ficam em áreas de risco da cidade. As fotos são de André Mardock.

Desta vez, o bairro foi o do Telégrafo, onde encontramos, Dona Leonilde Soares da Silva. Aos 64 anos, ela é uma das pessoas mais atuantes da Associação dos Moradores das Passagens Santa Rita e Joana D’Arc. Ela a coordena desde 1985, lidando com uma situação de violência no bairro e de uma antiga luta pela regularização fundiária da área em prol das famílias que se estabeleceram ali, há mais de 40 anos.

Nesta segunda-feira, às 11h, ela e outros representantes da comunidade se reunirão com um dos diretores da comissão de regularização de terras da CONDEM - Companhia de Desenvolvimento e Administração da área Metropolitana de Belém. A pauta é esclarecer como ficarão os moradores em relação às negociações já feitas com a CODEM, depois que começarem as obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, na área.
Dona Léo conta que só na região que compreende as duas passagens, assistidas pela associação, há mais de 1.000 famílias nesta situação, sem falar dos problemas que enfrentam como o alto índice de violência, prostituição infantil e uso de drogas entre os jovens.

Mas, em meio a estes transtornos, neste último sábado, a comunidade viveu momentos de descontração ao receber o projeto Sábado Comunidade do In Bust. O grupo levou para o auditório Padre Leite, do Centrão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o espetáculo “Os 12 Trabalhos de Hércules”. Dona Leonice diz que gostou muito da apresentação, vista por cerca de 50 crianças, entre 2 e 6 anos de idade.

“Já havia conhecido o grupo quando eles se apresentaram aqui com um bonequeiro de Brasília. Foi uma apresentação grande, mas para minha surpresa, desta vez me procuraram novamente e trouxeram um espetáculo só deles e completo. Foi lindo demais e precisamos ter mais disso aqui no bairro, vivemos sem nenhuma assistência social para nossas crianças. Não fosse o nosso trabalho nem sei o que seria”, diz.

O primeiro encontro com o In Bust a que Dona Léo se refere, aconteceu em 2004. O bonequeiro de Brasília era Josimar Wanzeler, mamulengueiro de origem nordestina, radicado na capital federal há muitos anos e amigo do In Bust, que estava de passagem por Belém. “Tínhamos um saldo positivo do projeto Bonecos na Estrada e quando fomos procurados pelo Josias, que queria fazer uma apresentação do trabalho dele, em comunidades da periferia da cidade, acabamos descobrindo a Dona Léo e levando uma programação para aquela área. Fizemos isso no meio da rua mesmo e tivemos um público incrível. Quase toda a comunidade que reside na área destas duas passagens, foi lá nos assistir”, lembra Paulo Ricardo do In Bust. “E por isso, procuramos a Dona Léo novamente este ano a fim de levar o Sábado Comunidade para lá. Hoje, a associação trabalha com cerca de 120 crianças de 2 a 6 anos, que estudam por conta de um dos projetos educacionais da associação, que é o ensino do Jardim 1, Jardim 2 e alfabetização”, explica Cristina Costa, produtora do In Bust e responsável por fazer o levantamento e as reuniões que precedem cada ação do Sábado Comunidade.

Educação para combater a violência no bairro - O trabalho educacional da associação é desenvolvido por quatro professores que somente a partir de 2007, começaram a receber uma remuneração de R$ 300, 00, subsidiada pela Seduc. Até antes disso, o que era feito era totalmente voluntário.

A população que vive nesta área mais periférica do bairro do Telégrafo, tem na associação um dos seus maiores meios de sobrevivência. Através de parcerias que vão buscando, recebem verduras, biscoitos, arroz e outros tipo s de alimentos, pois a associação faz parte das entidades que participam do programa Fome Zero do Governo Federal. “As coisas são bem difíceis. Temos muito pouco ou quase nada de ajuda. E agora nós estamos muito preocupados com a entrada do PAC aqui, pois haverá remanejamentos de famílias, mas não sabemos para onde serão levadas, uma vez que por aqui por perto, não há mais pra onde ir, está tudo devidamente ocupado. Além do mais, já havíamos negociado muitas coisas com a CODEM. Nossa pergunta é: o que teremos direito uma vez que já havíamos resolvido várias coisas que podem não valer mais nada com este novo programa aqui na nossa área”, desabafa Dona Léo, após a apresentação do espetáculo.

Exemplo de Cidadania - Dona Léo, como é carinhosamente chamada pelos moradores das passagens Santa Rita e Joana D’Arc, costuma atender em outros bairros também, orientando pessoas que a procuram a fim de fundar novas associações que possam trabalhar ajudando a comunidade a conquistar seus direitos. “Divido o que sei com os outros. Quando alguém precisa de uma consulta médica, ou tirar uma carteira de identidade, a gente já sabe pra onde mandar, como proceder para que esta pessoa, que não saberia o que fazer, possa mais rapidamente resolver o seu problema”, explica.

Dona Léo é um exemplo de pessoa que sempre lutou pela cidadania, não só a sua, mas de todos que estão a sua volta. “Espero que nesta segunda-feira, a gente tenha respostas positivas da Comissão de Legalização de Terras da CODEM. E espero também que outros momentos como este do In Bust aqui, possam se repetir, nos tirando um pouco o peso da dura realidade. Não desistiremos de lutar por nossos direitos nunca, mas precisamos que as autoridades olhem um pouco por nós também”, finaliza.

O projeto Sábado Comunidade terá sua próxima ação no início de junho, em uma comunidade situada na região das ilhas que ficam no entorno de Belém.

Nenhum comentário: