21.9.09

Mestre Vieira encanta público com sua guitarrada

Num show feito na mira de câmeras fotográficas e de vídeo, o criador da guitarrada arrebatou antigos e novos fãs, que estiveram presentes para prestigiá-lo, no projeto Pelas Praças de Belém, realizado na Praça Batista Campos, neste último domingo, 20, em Belém. Por mais de uma hora ele tocou acompanhado por filhos e outros músicos de Barcarena (Pa), tendo o coreto central como palco. Mestre Vieira recebeu um velho amigo, e também desceu as escadas e caminhou entre o público tocando sua guitarrada encantada.

Já passava das 10h, quando o grupo Tambatajá fez o último pourpurri de carimbó, no coreto central da Praça Batista Campos, onde vem sendo realizado o projeto Pelas Praças. 

O domingo que estava só começando, teve ritmo de despedida do projeto. E que ritmo. Na praça, observando de longe, a próxima atração aguardava ansiosa para subir ao “palco” e mostrar o que sabe e nasceu para fazer de verdade: um show daqueles que arrebata, envolve e aproxima o público. Tudo isso levando na guitarra o estilo que o consagrou mestre, a Guitarrada. Mistura de ritmos caribenhos, choro, merengue e outros. Em uma das raras oportunidades, o público de Belém se encantou com o show de Mestre Vieira. Ele e o grupo vindo de Barcarena chegaram cedo em Belém.

Foi uma manhã de domingo especial. E isso ficou claro logo na primeira música levada pelo grupo, formado por bateria, guitarra base, guitarra solo, teclado e contrabaixo. Na praça, foram juntando cada vez mais pessoas, curiosas e atraídas pelo som da guitarrada. “É a primeira vez que isso fica assim”, diz o produtor do evento, o músico Márcio Macedo. 

Para surpresa de todos, aparece na praça nada menos que Mestre Curica, banjista que foi integrante do grupo Mestres da Guitarrada, formado também por Aldo Sena, um projeto que trouxe de volta Mestre Vieira às apresentações pelo Brasil e até na Alemanha. Desfeito o grupo, Curica e Vieira deram continuidade a uma velha amizade.

Ele sobe ao coreto para abraçá-lo e fica lá, acompanhando o show. Para matar a saudade os dois mandam juntos Lambada do Rei. Curica no vocal e Mestre Vieira presenteia a todos, descendo as escadas do coreto e caminhando pela praça, em performance de guitarra pelo meio do povo. "Lambada do Rei" foi gravada no final dos anos 70 no LP "Lambada das Quebradas volume 2", que vendeu 230 mil cópias e fez sucesso absoluto principalmente em algumas cidades do nordeste.

O público delirou em vê-los juntos, o que não acontecia desde 2006. Havia quem pensasse que a amizade deles também estaria rompida. Ledo engano, que bom. A prova foi Curica, que além do abraço que deu em Mestre Vieira ao chegar perto dele, também lhe fez um convite, em público, para participar de um projeto que os levará à Copa da África. Convite aceito na hora, claro!

Antes de encerrar o show, às 12h30, contra a vontade do público, Mestre Vieira fez a apresentação final dele, o Desafio. Na brincadeira, Mestre Vieira é desafiado pelo público a tocar com qualquer objeto que lhe ofereçam. Nesta hora Viera e público não passam de um grande amontoado de gente. Não faltam os que levam garrafas, celular, brincos, anéis, copo. O mais inusitado e difícil desafio desta manha foi um capacete de motoqueiro que ele, não recusou. Ele arrebentou!

Findada a apresentação, Mestre Vieira e músicos, se despedem. Entram na Kombi que a prefeitura de Barcarena cedeu para trazê-lo e se vão, deixando o público indócil. Mas era necessário. A travessia da balsa de Belém para Barcarena tinha horário. O resultado é que várias pessoas ficaram procurando um CD do Mestre Vieira para comprar. Não havia. Mas na verdade, por pouco tempo. 

Vou contar aqui uma novidade em primeira mão. Está sendo esperado que, já no mês de outubro, o empresário Na Figueredo coloque à venda, “Guitarrada Magnética”, CD gravado este ano, por Mestre Vieira, em Barcarena e prestado pelo selo Na Music e Mestres da Guitarrada, recentemente lançado. Tudo de forma independente. O resultado, já ouvi, ficou muito bom!

Para o ano que vem, a grande expectativa é a gravação de seu primeiro DVD, que será realizado pelo projeto Mestre Vieira - 50 Anos de Guitarrada, no qual também pretendo lançar um documentário e colocar no ar um site do artista.  O projeto está pronto e tramita em aprovação de leis de incentivo. Enquanto isso, nossa equipe de produção já está em ação. 

Estamos em busca de imagens antigas. Hoje, todos os que fizeram imagens de Mestre Vieira, tiveram os contatos anotados e aceitaram ceder suas imagens para o acervo que terá muitos momentos incluídos em um documentário. Quem souber algo, tiver documentos ou fotos que remetam à carreira de Mestre Vieira pode colaborar também para a memória, trajetória e difusão da obra desse artista ímpar para a história da música paraense. Para mais informações sobre o projeto ligue para o meu contato: 91 8134.7719 ou envie um e-mail para producaomestrevieria@gmail.com. 

Nenhum comentário: