9.5.10

Jogo teatral de Catotolé e Caraminguás conquista público em Rondon e Marabá

Workshop faz parte do projeto Circula Catolé que apresenta também espetáculo e exibição de vídeos no sudeste paraense

A companhia In Bust Teatro com Bonecos inicia uma programação neste domingo, 09, no Cine Marrocos, um dos espaços culturais históricos da cidade de Marabá, no sudeste paraense.

A partir das 17h, o público vai assistir episódios do Catalendas, programa produzido pelo grupo em parceria com a TV Cultura do Pará e, em seguida, às 18h, o espetáculo “Catolé e Caraminguás”.

A ação faz parte do projeto “Circula Catolé”, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2009. O grupo pegou a estrada na ultima quinta-feira, 06, para chegar primeiro em Rondon do Pará. Foram cerca de 10 horas de viagem, pela estrada, via Belém-Brasília. Chão que não acabava nunca, de curvas fechadíssimas. Mas valeu à pena.

No município de pouco mais de 40 mil habitantes, foi realizado, com apoio do Ponto de Cultura ConVida, o workshop "O jogo como processo criativo - Uma experiência no espetáculo Catolé e Caraminguás".

A atividade foi vivenciada, no espaço do Lions Club, por cerca de 30 pessoas, entre educadores, estudantes e jovens interessados em teatro. Á noite, aconteceu a apresentação da peça no Clube das Damas, que ficou florido por um público infantil e adulto.

No sábado, 08, pela manhã, o grupo pega a estrada novamente e segue finalmente para Marabá, onde pela parte da tarde ministrou o mesmo workshop, na Casa de Cultura do Município.

Circula Catolé também vai ser apresentado na próxima semana, em Cametá, no dia 13, e na cidade de Abaetetuba, dia 14.

Este projeto é mais uma realização do In Bust em prol da descentralização do produto artístico. Estar na região sudeste é conseguir fazer com que outros núcleos urbanos tenham acesso a espetáculos de teatro com bonecos.

O projeto vai encerrar em grande estilo, no dia 29 de maio, no Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro, 815). Será mais uma oportunidade do público de Belém ver o mais recente trabalho da companhia.

Além da apresentação, o grupo vai contar, através de imagens, a história desta ultima circulação. Todas as fotos coletadas e os registros das ações serão exibidos ao público.

Montado através do Edital Prêmio Cláudio Barradas - Fomento às Artes Cênicas – Secult (2008), “Catolé e Caraminguás” estreou em maio do ano passado.

É o 13° espetáculo do grupo, que há 13 anos vem desenvolvendo a pesquisa e o teatro de formas animadas.

Catolé e Caraminguás traz em cena os atores Cristina Costa (Raimunda), Mariléia Aguiar (Manoela), Charles Wesley (Koshiro) e Michel Amorim (Zulu), além de Aníbal (Saul). A pintura de panada é de Maurício Franco e a trilha sonora é de Fabrício Cavalcante.

A dramaturgia do espetáculo é de Adriana Curz, que assina também a direção junto a Paulo Ricardo Nascimento. Adaptada do original de Martins Pena “Os Ciúmes de um Pedestre ou o Terrível Capitão do Mato”, a montagem levou cinco meses para estrear.

Desenvolvido a partir da linguagem de teatro com bonecos, peculiar ao In Bust, o trabalho partiu das pesquisas sobre as companhias da Comedia Dell’Arte.

Para o jogo entre os atores, e a improvisação, foram escolhidos os bonecos do tipo fantoches, originários das trupes européias dos séculos XVII e XVIII e dos mamulengos do nordeste do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Marabá
Dia 09 de maio
Exibição de episódios do Catalendas e Espetáculo e Projeção do Catalendas
Hora: 17h
Local: Cine Marrocos

Abaetetuba
Dia 14 de maio
Workshop: "O jogo como processo criativo - Uma experiência no espetáculo Catolé e Caraminguás"
Hora: 09h às 13h
Local: Salão Paroquial.
Inscrições: NUPAC - Núcleo de Produção Arte e Ciência Fone: (91) 3751.2770

Espetáculo e Projeção do Catalendas
Hora: 18h
Local: Quadra da Escola Estadual Benvinda de Araújo Pontes

Cametá

Dia 15 de maio
Workshop: “O jogo como processo criativo - Uma experiência no espetáculo Catolé e Caraminguás"
Hora: 18h às 22h
Local: Auditório do Campus da UFPA. Inscrições: NAC - Núcleo de Arte e Cultura, UFPa.

Dia 16 de maio
Projeção do Catalendas e espetáculo
Hora: 10h
Local: Campus da UFPA (Hall)

Nenhum comentário: