15.5.10

Maio: IAP vai das artes cênicas à filosofia de Nietzsche

O Instituto de Artes do Pará divulgou sua agenda para as próximas semanas de maio, além de alguns eventos feitos em parceria. A programação traz várias opções para quem gosta de se alimentar de arte.

Destaque para as cênicas. Vocês devem lembrar do Dança em Foco, Festival Internacional de Vídeo & Dança. Chegou a ser divulgado, mas acabou sendo adiado em função dos transtornos ocorridos no Rio de Janeiro.

Pois o festival chega nesta terça-feira, 18, em Belém. A partir desta terça-feira, 18, traz ao público a Mostra Internacional de Videodança, que exibirá no auditório do IAP, vídeos sempre das 19h às 21h. No dia 21, às 17h, acontece a mesa-redonda “Olhares sobre a Videodança”, com o coreógrafo Paulo Caldas, curador nacional do evento. Participam ainda do debate, os paraenses Ana Flávia Mendes e Armando Queiroz. Também será realizada a oficina “Videodança e Haikai”, com Luciana Ponso. As inscrições, porém, já estão encerradas.


E tem mais dança. Na quarta-feira, 20, o Palco Giratório do Sesc traz para Belém o grupo Sua Cia (BA), que ministrará a oficina Conexões Criativas das 9h às 18h.

No mesmo dia, às 18h30, o Pensamento Giratório puxa um bate-papo com o grupo, com mediação de Marilene Melo.

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas no próprio IAP e no Sesc Doca. Nos dias 21 e 22, o grupo se apresenta no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, com entrada franca. Informações: 4005-9512.

O cinema também aborda o universo cênico, com a mostra “Bastidores de Teatro”, que exibe cinco curtas-metragens sobre o teatro brasileiro. A programação é do Cineclube Alexandrino Moreira, em parceria com o Núcleo de Produção Digital Belém-Pará. O filme faz parte do acervo da Programadora Brasil. A partir das 19h, com entrada franca.

Na terça, segue, às 18h30, o projeto Saber da Fonte, que traz ao público palestras sobre pesquisas acadêmicas acerca da cultura amazônica. O tema da vez é “Literatura Oral: Regenerando as ‘fraturas’ das narrativas do sopro: a literatura oral na Ilha de João Pilatos, em Ananindeua”, com Hiran de Moura Possas, mestrando em Comunicação, Linguagens e Cultura (Unama).

Não será no IAP, mas este também apoia a programação do X Simpósio de Filosofia Nietzsche - Deleuze: Natureza e Cultura, que acontecerá de 25 a 27, na Universidade Federal do Pará - Auditório Setorial Básico II.

As inscrições estão abertas. Saiba mais aqui, ou através do e-mail: simposio.nietzsche.deleuze@gmail.com. A realização é da Universidade Federal do Pará/ Faculdade de Filosofia, Laboratório de Estudos e Pesquisas da Subjetividade /LEPS e Revista Polichinello. Patrocínio: Fapespa e Sedect. Apoio: UFPA/ Proex e Instituto de Artes do Pará (IAP). Outras informações: 3201-7794/ 3225-3394/ 3278-4578.

O instituto informa também que a exposição “Estética Sem Fronteiras” continua aberta. A Mostra reúne produções de artistas plásticos portadores de necessidades especiais, com curadoria de Emanuel Franco.

Passe lá e confira. Até dia 04 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 14h, na varanda do IAP. Entrada franca. O IAP fica em Nazaré, ao lado da Basílica. Informações: 4006-2906/2908.

Nenhum comentário: