16.4.14

"Grafia e Materia" traz retratos, gestos e solitude

Cerca de 30 obras do artista José Fernandes compõem a exposição “Grafia e Matéria” , aberta desde março ao público, com visitação até 30 de abril, na Galeria do Museu de Arte do CCBEU – Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Belém Pará.

A mostra, que tem a curadoria de Marisa Mokarzel, revela um olhar pessoal, expresso em gestos gráficos e pictóricos formadores de tramas e tessituras que representam ou remetem a figuras humanas, memórias, cidades e escrituras - teias e emaranhados que fornecem a força e a densidade de suas pinturas e desenhos. 

Parte embrionária, mas significativa, desta Mostra já foi vista em Santa Catarina: o artista, através de seleção nacional, expôs na Galeria Alberto Luz, do Museu de Arte de Blumenau, em 2013.

O público que visita a exposição Grafia e Matéria, encontra imagens figurativas e abstratas. Marisa Morkazel pontua que a exposição é composta por três áreas. A primeira, dos retratos, exibe desenhos de figuras humanas solitárias, despidas de máscaras, que deixam transparecer a crueza do corpo e a solitude da alma. A segunda, formada por pinturas, em que a abstração se revela em gestualidadevisceral e caótica, potencialmente gráfica. E a terceira, também integrada por densas pinturas abstratas, sugere a desconstrução do corpo humano revisto em matéria pictórica.

Segundo José Fernandes, os desenhos e pinturas de “Grafia e Matéria” foram produzidos no período de 2007 a 2013. 

O título da mostra remete, “por um lado, ao traço, ao desenho, aos símbolos gráficos. Uma referência à parte de meu trabalho, ao longo de 20 anos, como artista gráfico e também à cidade, ao grafite e inscrições urbanas. Por outro lado se refere à matéria própria da pintura, encontrada na densidade das tintas, nas cores e texturas.”

Desenhos e pinturas, em conjunto, encontram-se interligados pela força emocional do artista, pela inquieta revelação da realidade cotidiana a qual pertencemos e que, mesmo em nossa intimidade, colaboramos com seu desenho instável, impregnado de memórias

A ideia que permeia as obras foi concebida a partir de um olhar advindo do artista, também arquiteto e designer, que rompe com a linha invisível na qual a arte se potencializa para transformar esse olhar em “grafia e matéria” que conduzem às tessituras, linhas de força formadoras dos emaranhados sempre presentes na urbe. O artista abstrai o que vê e estabelece uma estreita relação com a cidade, percorre ruas e muros, mimetizando-se com grafites e pichações; com o ritmo urbano de linhas e cores que muitas vezes reflete um estado íntimo inquieto, quase em turbulência, mas profundamente enredado com o Outro.

José Fernandes - Artista gráfico e visual, formado em arquitetura, vive e trabalha em Belém-PA. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia, onde, por dez anos, foi professor de desenho e artes gráficas. Mantém atelier de pesquisa e produção de imagens, objetos e papéis produzidos a partir de fibras naturais da regiã­o.

Serviço
José Fernandes expõe "Grafia e Matéria". Até 30 de abril na Galeria do Museu de Arte do CCBEU, com entrada franca. O CCBEU que fica na travessa Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos. Informações: 91 3221.6100.

Nenhum comentário: