23.4.14

Música das Américas tem solos de Leo Gandelman

Educação musical, integração social e desenvolvimento artístico das tradicionais bandas de música e bandas sinfônicas. Tudo isso na segunda edição do Música das Américas, que será realizado de 27 de abril a 04 de maio, no Theatro da Paz. O evento marca também, a primeira fase do XXVII Festival Internacional de Música do Pará, trazendo a Belém maestros e instrumentistas brasileiros e estrangeiros, além de várias bandas de música do interior do Estado e também da capital.

Este ano o festival aumentou sua abrangência, em termos de participação, assim como sua duração. Agora são 8 dias consecutivos de oportunidades para maestros, instrumentistas de sopros e de percussão, professores de música, pesquisadores, compositores e arranjadores estarem em contato com outros músicos, referências em seus países ou estados de origem, dentro de uma intensa programação artístico musical.

Outra novidade é a participação de Leo Gandelman. O saxofonista é convidado especial do evento e se apresentará no dia 2 de maio, com a Banda Sinfônica do Estado do Pará, e no dia 3 com a BSESP, no no Theatro da Paz, às 20h30, com entrada franca e retirada de ingressos nos dias dos concertos a partir de 9h da manhã.

Corpo artístico da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a BSESP participou em 2013 como banda residente e retorna agora em 2014 para contribuir na formação de jovens músicos paraenses. É considerada uma das melhores bandas sinfônicas na America Latina, e está em atividade ininterrupta há 25 anos.

Nas duas apresentações que fará dentro da programação do festival, o maestro Marcos Sadao Shirakawa, diretor artístico, e a maestrina Mônica Giardini, regente adjunta, dividirão a condução da banda com os regentes convidados Laszlo Marosi (Húngria), Rosa Briceño (Venezuela), Shawn Smith (EUA), Dario Sotelo (São Paulo) e Marcelo jardim (Rio de Janeiro).

Além da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e da Banda Sinfônica do Estado do Pará, também participarão a Banda Municipal de Uruará, a Banda Sinfônica de Tailândia, a Banda Sinfônica Maestro Vale (Vigia de Nazaré), a Banda Rodrigues dos Santos (São Caetano de Odivelas) e a Banda de Música da Associação Antônio Malato (Ponta de Pedras).

Para os jovens, que fazem parte das bandas de música do Pará, o festival é uma rara oportunidade para aprimorar a técnica e desenvolver a prática interpretativa, com aprimoramento musical através de oficinas, palestras, ensaios e concertos. 

Programação neste final de semana - Os primeiros concertos do “Música das Américas” ocorrem no dia 27 de abril, no Theatro da Paz. 

Às 11h, a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, formada por 45 instrumentistas, se apresentará sob a direção musical de seu maestro titular, Amilcar Gomes, e terá como regentes convidados o maestro Marcelo Jardim, professor de regência da UFRJ, e o maestro húngaro Laszlo Marosi, professor da Central Florida University.

No repertório, a Sinfônica da FCG apresentará três estreias mundiais: 'Abertura e Habanera', do compositor Marvin Camacho, da Costa Rica, "Quatro Lendas Amazônicas", do compositor Hudson Nogueira e "Chegando Lá", do inglês, naturalizado brasileiro, Peter Boris Koval.  

Haverá também a estreia de um novo arranjo feito por Hezir Pereira, aluno de composição do IECG, para a música "Lambada Paraense", do compositor Lucelino Monteiro.

No mesmo dia, às 20h30, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP) fará também no Theatro da Paz a abertura oficial do festival, e terá como regentes Marcos Sadao Shirakawa, seu diretor artístico, a maestrina Mônica Giardini, diretora adjunta, e os maestros Dario Sotelo e Laszlo Marosi.

No repertório, a estreia brasileira da obra "Amazônia", do compositor espanhol Jose Blesa Lui, "Opus Lascivus", de Alexandre Travassos, que contará com o quarteto de saxofones Saxofonia e a composição "Impressões Regionais", de Fernando Oliveira. 

Será apresentada também a obra "Museu da Inconfidência", em homenagem ao centenário de Guerra Peixe, e "Rapsody in Blue", um clássico do repertório orquestral, de George Gershwin, que terá ao piano o talento e a musicalidade do paraense Paulo José Campos de Melo.

Oficinas - Durante a semana de atividades, a Banda Sinfônica do Estado do Pará, formada por 90 componentes de mais de 30 cidades do Estado, fará ensaios e participará de um concerto, sob a regência de maestros convidados.

As oficinas serão realizadas de 28 de abril a 3 de maio, sempre das 14:30 às 16:30 e das 18:00 às 19:30, no Auditório Ismael Nery, no CENTUR.  Participarão músicos da BSESP, professores do Carlos Gomes (IECG), compositores, arranjadores e regentes. Os participantes poderão fazer suas inscrições prévias no IECG, na FCG ou por e-mail (musicadasamericas@outlook.com). 

Programação dos concertos - ‘Música das Américas’ 2014
  • 27 de abril - Theatro da Paz

11h - Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes - Regência: Amilcar Gomes, Marcelo Jardim e Laszlo Marosi. Solista: Grupo de Percussão da FCG e Quinteto de Metais da FCG.

20h30 - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo - Regência: Marcos Sadao Shirakawa, Mônica Giardini, Laszlo Marosi, Dario Sotelo. Solista: Paulo José Campos de Melo e Quarteto Saxofonia.
  • 28 de abril a 2 de maio - CENTUR 

17h e 20h30, concertos com bandas e grupos instrumentais participantes.
  • 02 de maio - Theatro da Paz

20h30 - Banda Sinfônica do Estado do Pará - Regência: Marcos Sadao Shirakawa, Mônica Giardini, Laszlo Marosi, Dario Sotelo, Rosa Briceño, Shawn Smith, Marcelo Jardim. Solista: Léo Gandelman. 
  • 03 de maio - Theatro da Paz

20h30 - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo - Regência: Marcos Sadao Shirakawa, Mônica Giardini, Rosa Briceño, Shawn Smith, Marcelo Jardim. Solista: Léo Gandelman.
  • 04 de maio - Espaço Cultural São José Liberto

10h - Banda Sinfônica do Estado do Pará - Regência: Marcos Sadao Shirakawa, Mônica Giardini, Laszlo Marosi, Dario Sotelo, Rosa Briceño, Shawn Smith, Marcelo Jardim. Solista: Léo Gandelman.

Nenhum comentário: