8.6.15

Em cena o Festival Internacional de Música do Pará

Nelson Faria
A 28ª edição do Fimupa celebra os 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes e seu fundador, o Maestro Carlos Gomes. A programação foi aberta ontem pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com transmissão ao vivo pela Rede Cultura de Comunicação. A programação é inteiramente e gratuita, indo até dia 14 de junho, em diversos espaços de Belém. Veja mais no site: http://fimupa.com.br/

Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique, Igreja de Santo Alexandre  e Espaço Tábuas de Maré. Estes espaços recebem até o próximo domingo, 14, várias atrações, entre elas, as internacionais ‘Como Nascem as Estrelas’, espetáculo lusófono, do Toy Ensemble; o maestro holandês Jacob Slagter, regendo a grande orquestra do Fimupa; a soprano paraense Adriane Queiroz e o trompetista Eric Vloeimans. Ao todo são 46 apresentações de artistas que ajudaram a construir a história do IECG. 

Entre as atrações nacionais o destaque é para o Quinteto Villa-Lobos, o Quinteto de Metais de Porto Alegre e os maestros Tim Rescala, Tobias Volkman e Marcelo Jardim. Já entre os grupos artísticos paraenses estão a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e a Amazonia Jazz Band, além de instrumentistas e cantores líricos que integram os grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes.

Além dos espaços tradicionais, como o Teatro Waldemar Henrique, Igreja de Santo Alexandre, sala Ettore Bosio e o já citado Theatro da Paz, o Festival Internacional de Música do Pará também estará presente do Tábuas de Maré - Espaço Cultural, onde se apresentarão atraçõs como Amazonas do Tapajós, Sandra Duailibe e Hamleto Stamato, entre outros.

Orquestra de Choro Uirapuru
Não só o aniversario de mais de cem anos do Instituto será lembrado. O festival também homenageia, claro, o seu fundador e primeiro diretor, o maestro Carlos Gomes. Durante oito dias serão executados trechos de peças de Carlos Gomes, interpretadas por artistas convidados.

O Fimupa foi idealizado com a premissa de oportunizar a execução e troca de experiencias aos seus alunaos, bem como se abrir ao público, mostrando o resutado do trabalho realizados por alunos e professores do conservatório. Por isso, o evento também conta com uma programação pedagógica a parte, que oferta uma série de cursos, oficinas musicais, masterclasses e encontros com compositores. No total, são mais de 50 cursos, gratuitos, que capacitarão e qualificarão cerca de 700 músicos, entre alunos e profissionais.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

12h30 – Sala Ettore Bosio – IECG
Av. Gentil Bittencourt, entre Generalíssimo e Quintino
  • Projeto Tocado, Falado e Riscado - Making off de “Como Nascem as Estrelas”, com o grupo Toy Ensemble (Portugal)

17h – Jardim do IECG
Av.Gentil Bittencourt, entre Generalíssimo e Quintino
  • Alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes Classe Prof. Laudiel Padilha

18h – Igreja de Santo Alexandre
Complexo Feliz Lusitânia – Cidade Velha
  • Duo Pilger-Rincón – Hugo Pilger (cello) e Carla Rincón (violino) - Lançamento do CD/DVD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano”
  • Quinteto Villa-Lobos - Rubem Schuenck (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarineta), Aloysio Fagerlande (fagote) e Philip Doyle (trompa)

19h  - Teatro Waldemar Henrique
Av. Pres. Vargas, Praça da República
  • Orquestra de Choro Uirapuru - Direção musical: Prof. Cizinho

20h30 – Theatro da Paz 
Av. da Paz - Praça da República
  • Orquestra Sinfônica Carlos Gomes - Solista: Adriane Queiroz / Regente: Ronaldo Sarmanho / Regente convidado: Tobias Volkmann

22h30 – Tabuas de Maré
Rua São Boaventura, 156 – Cidade Velha
  • Nelson Faria e Convidados - Nelson Faria (guitarra), Chico Chagas (acordeon), Thiago do Espírito Santo (baixo elétrico), Rafael Barata (bateria)

Mais informações: (91) 98886 1054 / 98802-4832.

Reforma e ampliação para comemorar os 120 anos

Aos 120 anos, o prédio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), ganhou na semana passada, uma ampliação, restauração e reforma, iniciadas em 2014. A cerimônia de reinauguração do antigo conservatório aconteceu na última terça-feira, 3 de junho, com programação artística nos espaços que foram reformados: sala Ettore Bosio e jardim. 

Na ocasião, a mais antiga professora da instituição, a pianista Doris Azevedo, responsável pela formação da maioria dos atuais professores do instituto, recebeu uma comenda produzida em Portugal, que traz a imagem do maestro Antônio Carlos Gomes e um trecho de “O Guarani”, uma das obras mais famosas do maestro Carlos Gomes, que foi o primeiro diretor do conservatório.

O novo prédio traz mais doze salas de aula, além da reforma das 49 já existentes, equipadas com piso e forro acústicos, conforme exigências do Ministério da Educação (MEC). O prédio central, onde funcionava a parte administrativa da escola, foi restaurado, assim como a sala Ettore Bosio e o anexo Henrique Gurjão. O projeto de ampliação, restauração e reforma teve início em fevereiro do ano passado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

História – Responsável pela formação de músicos no Pará desde 24 de fevereiro de 1895, o Instituto Estadual Carlos Gomes é uma das mais antigas e respeitadas escolas de música do Brasil. Ao completar 120 anos, a instituição também será homenageada no XXVIII Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa). 

A missão da Fundação Carlos Gomes é difundir a educação musical como instrumento de socialização, promover a inclusão social através da música e garantir ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Pará, por meio de cursos regulares na capital e de ações de interiorização que levam atividades musicais para municípios do interior do Estado.

Para isso, a instituição desenvolve atividades na área de ensino, pesquisa e extensão, atuando na formação profissional de músicos, potencializando talentos e documentando a memória da música regional. Desenvolve diversos projetos voltados para o desenvolvimento da educação musical em todo o Estado, como a interiorização, que, por meio de parcerias com prefeituras e organizações da sociedade civil, possibilita a criação e manutenção de escolas e bandas de música.

Nenhum comentário: