18.6.15

Os 20 anos de "Fête de la Musique" em Belém

Na capital paraense, várias apresentações locais e internacionais convidam a todos para um domingo inesquecível de ritmos que misturam Brasil e França. A programação tem início às 17h, no Anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação Das Docas. A entrada é gratuita.

Sob o tema “Vivre ensemble la musique !” ou, em português, “Viver juntos a música!”, a Fête de la Musique, sediada pela primeira na França para comemorar o verão de 1982, traz a ideia de uma experiência musical coletiva entre culturas. 

Em Belém, a festa celebra 20 anos com uma programação que comemora a pluralidade sonora. Segundo a diretora da Aliança Francesa de Belém, Myriam Mugica, a festividade se consolidou no calendário paraense e confirma o interesse dos brasileiros em conhecer outras culturas: “Há 20 anos, artistas da França e do Brasil animam o público belenense no dia 21 de junho, por isso, a Fête de la Musique é uma importante festividade que celebra a diversidade cultural”, afirma.

Dedicada a todos os amantes da música, o evento conta com as apresentações da Orquestra de Violinos Vale Música, Tambores do Conde, Gigi Furtado e a seleção dos finalistas do Festival da Canção Francesa – etapa Pará, com as participações de Camila Honda e Ana Paula Martins. Para finalizar a noite em grande estilo, os franceses do grupo “Sweet Way” prometem animar a todos com um bom zouk, que traz influências dos ritmos da Guiana, Antilhas, Haiti e Estados Unidos.

Edouard Phanis e Laurent Kreber formaram o “Sweet Way” em 1998. Os jovens se conheceram em um projeto comum na aula de música do colégio em que estudaram. A partir da amizade, a descoberta da paixão na música os uniu ainda mais. Aos poucos, começaram a escrever suas próprias canções. Em 2004, o primeiro álbum "Sweet Way" foi lançado. 

O segundo álbum veio em 2008, intitulado “Autrement”. Várias semanas entre os mais vendidos no Itunes, o terceiro álbum "The Shadow Of The Light", em 2013, consolidou o sucesso dos artistas. Antes da única apresentação em Belém, o grupo se apresenta na consagrada Casa de Espetáculo La Cigale, em Paris.

A Fête de la Musique é uma realização da Aliança Francesa de Belém e tem o patrocínio da Imerys, apoio da Direction des Affaires Culturelles de Guyane, da Fundação Amazônica de Música e do Governo do Pará por meio da Secult e da Pará 2000.

Serviço
Fête de la Musique, dia  21 de junho, a partir de 17h, no Anfiteatro São Pedro Nolasco - Estação Das docas (Boulevard Castilhos França, 792). Entrada franca. Festival da Canção Francesa 2015: http://afbelem.com/index.php/agenda/41-eventos/444-festival-cancao-2015

Nenhum comentário: