14.7.16

Fotoativa com inscrições para oficina de fotografia

A retomada do Calendário de Formação e Experimentação do segundo semestre inicia com novidades. A primeira delas, Diários em azul, é um laboratório experimental em cianotipia, com a artista visual Débora Flor. Acontece nos dias 18, 20 e 21 de agosto, com objetivo de estimular a produção de pequenos livros artesanais utilizando a referida técnica de impressão.

Criado durante o século XIX pelo cientista inglês John Herschel, o cianótipo é um processo fotográfico químico e fotossensível. A referência para esta oficina é o livro Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions criado pela botânica inglêsa Anna Atkins a partir da técnica da cianotipia.

A artista foi uma das artistas selecionadas no projeto Fotoativa em Residência - dois de cá, dois de lá em 2015. No último ano vem desenvolvendo pesquisa com a técnica no âmbito do Laboratório de Projetos, grupo de pesquisa interno da Fotoativa. É fotógrafa da Agência Cartier Fotografia e desde 2014 ministra cursos e oficinas em espaços culturais e educativos da cidade.

"A partir das experimentações desenvolvidas sobre o livro enquanto uma extensão do espaço-tempo e a cianotipia enquanto método de impressão feita em um curto período de tempo, proponho abordar a relação entre o livro e a cianotipia como possibilidade para criação de pequenos diários afetivos", diz Débora Flor.

Ao longo do laboratório os participantes devem elaborar um pequeno projeto de livro a ser desenvolvido. Como resultado final, espera-se que os participantes produzam pequenos diários-livros em cianotipia, que podem transitar entre fotografia, escrita, desenhos e traços.

Para o desenvolvimento das 19 horas planejadas, Diários em azul estrutura-se em três etapas. A primeira divide-se em introdução histórica, fórmulas, preparo dos químicos e preparação de negativos digitais; a segunda etapa será para experimentação e impressão das imagens em material fotossensível, a partir dos projetos individuais de cada participante. E para finalizar a feitura, refinamento e scanneamento dos diários.

Serviço
Diários em azul: laboratório em cianotipia com Débora Flor. Dia 18 de agosto, quinta-feira, de 19h às 22h e, nos dias 20 e 21 de agosto, sábado e domingo, de 09h as 13h e 14 as 18h. O valor do investimento é R$ 145,00 à vista ou R$ 165,00, em até 3 vezes (sem materiais de consumo). No Casarão Fotoativa - Praça das Mercês, 19 - Centro Histórico de Belém.

Nenhum comentário: