3.9.17

"Sonora Pará" destaca a trajetória de doze artistas

Jaloo, por Junior Franch
Está chegando mais uma temporada do "Sonora Pará", da Cultura Rede de Comunicação. O lançamento é nesta segunda (4), às 18h30, no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará. Os teasers serão veiculados, dia 7, nas redes sociais e, dia 10, a emissora inicia a exibição dos mini documentários.

O projeto consiste em série de curta-metragens com 12 artistas paraenses sob olhares de 12 realizadores independentes selecionados pela Cultura. Assim como na primeira temporada, cada realizador produz curtas de documentários musicais para serem veiculados na TV, Rádio e Portal Cultura

"O Sonora deste ano segue a mesma linha que o do ano passado. Em 2017 temos uma diversidade musical e de olhares que é característico da cultura paraense. Temos um panorama maravilhoso da riqueza cultural paraense do ponto de vista de artistas muito talentosos, que são os realizadores selecionados pela Cultura para esta nova temporada", destaca a cineasta Jorane Castro, curadora do projeto.   

Este ano os realizadores escolhidos foram Larissa Bezerra, Ângela Gomes, Carolina Mattos, Adriana Oliveira, Brunno Régis, Rodrigo Bittencourt, Afonso Gallindo, Vitor Souza Lima, Cristiano Santa Cruz, André dos Santos, Júnior Franch e Guto Nunes. No total, foram produzidos 36 documentários, sendo que 24 curta-metragens foram realizados entre 30 segundos e 1 minuto e 30 segundos para exibição na Rádio Cultura, além de 12 curtas de cinco minutos, que serão veiculados na TV e Portal Cultura.

Legendagem em inglês para mercado internacional

Leila Pinheiro, por Vitor Souza Lima
Os realizadores ficaram à vontade para produzir os curta-metragens musicais, que foram gravados em diferentes cenários de Belém durante o ano passado. Todos os documentários foram legendados em inglês para impulsionar a divulgação dos artistas também no mercado internacional. 

"O Sonora Pará coloca em evidência dois segmentos da cultura paraense: a produção audiovisual e a música. Os dois têm um diálogo privilegiado porque vão produzir formatos que o público vai poder ver pelo celular, compartilhar nas redes sociais e na internet. É uma coisa dinâmica para ver, curtir e também uma forma dos artistas se divulgarem, pois também vamos conhecer as histórias deles. Já para o realizador vai servir para mostrar de que forma ele enxerga o músico, de que forma constrói suas narrativas e seus olhares", completa Jorane.  

Espanta Cão, por Cristiano Santa Cruz
Tradição e modernidade - Para a documentarista Ângela Gomes, o “Sonora Pará” é uma grande oportunidade para o realizador, já que o projeto leva o audiovisual paraense a crescer junto com a produção brasileira. 

“O conceito é muito interessante, porque aborda o que temos mais de genuíno, que são as diversas vertentes da nossa música, desde as bandas do interior, que são uma tradição, até artistas mais modernos. Da mesma forma, reúne realizadores experientes e outros que estão começando a trilhar esse caminho, mas já com alguma experiência”, observa ela, que produziu o documentário sobre a Banda União Vigiense. 

Afonso Gallindo, que realizou trabalho com o cantor Wanderley Andrade, compartilha da mesma ideia de Ângela e acredita que o projeto só tem a crescer. "O Sonora Pará merece ser ampliado porque também temos áreas de atuação no Estado além da música. Ele é uma possibilidade riquíssima para que os artistas paraenses se tornem conhecidos e ganhem cada vez mais espaço dentro e fora do Estado", diz ele.  

Wanderley Andrade, por Afonso Gallindo
Ícone da música popular paraense, Wanderley Andrade, destaca a importância do projeto para artistas paraenses no que diz respeito à visibilidade. "O que mais me chamou atenção no Sonora foi o profissionalismo com que ele foi realizado. Além de ter nosso trabalho divulgado, também sabemos que estamos em uma emissora que valoriza cada vez mais as coisas da terra, os músicos da terra", conta ele, que pretende gravar novo DVD nos Estados Unidos durante temporada de shows este ano. 

Iva Rothe também foi uma das estrelas da edição deste ano e ganhou direção de Brunno Régis em música gravada exclusivamente para o curta-metragem. A produção explora o lado teatral da cantora, que aparece acompanhada de músicos na canção "Maria do Pará". "Eu só funciono à base de projetos artísticos, onde consigo explorar meu lado teatral. Isso que me move. É essa a liga que me dá, pois me sinto confortável com isso. Cresci ouvindo bregas perto de casa, então brincar com  tudo isso é muito bom", disse a cantora.

Ideias criativas e competência dos realizadores

Luê, por Carolina Matos
A coordenadora de produção do núcleo de documentários da TV Cultura do Pará, Glenda Abud, explica que os artistas e realizadores selecionados este ano tem amplo currículo em sua áreas de atuação, bem como demonstraram ideias criativas para abraçar o projeto. 

"Pegamos vários artistas paraenses que já tem projeção nacional como a Leila Pinheiro e Jaloo, mas também apresentamos outros que estão na estrada. O bacana deste projeto são as diferentes linguagens musicais que ele traz e apresenta ao público. O papel da Cultura é de fomentar e ser um agente de informação da cultura do nosso Estado para o país e para o mundo, já que vamos trabalhar com a internet também", finaliza ela.  

Mestre Damasceno, por Guto Nunes
Todos os curta-metragens do "Sonora Pará" serão exibidos em programa especial no dia 10 de setembro, às 21h, na TV Cultura do Pará. Já na Rádio Cultura, os teasers começaram a ser veiculados no início de agosto e partir de quinta-feira (7) entram os spots de um minuto e meio. 

Na internet, os produtos serão veiculados também a partir de quinta, às 20h, na página do Portal Cultura no Facebook, e no canal do Portal Cultura no Youtube, com a seguinte ordem: Jaloo, Espanta Cão, Estrobo, Leila Pinheiro, Mestre Damasceno, Luê, MG Calibre, Banda União Vigiense, Paulo José Campos de Melo, Adamor do Bandolim, Iva Rothe e Wanderley Andrade.   

Realizador/ Músico
  • Júnior Franch – Jaloo
  • Cristiano Santa Cruz – Espanta Cão
  • Adriana Oliveira – Strobo
  • Vitor Souza Lima – Leila Pinheiro
  • Guto Nunes – Mestre Damasceno
  • Carolina Mattos – Luê
  • André dos Santos – MG Calibre
  • Ângela Nelly – Banda União Vigiense
  • Larissa Bezerra – Paulo José Campos de Melo
  • Rodrigo Bittencourt – Adamor do Bandolim
  • Brunno Régis – Iva Rothe
  • Afonso Gallindo – Wanderley Andrade 
(Texto enviado pela assessoria de imprensa da Cultura Rede de Comunicação. Gratidão, Bruno Magno! Edição do Holofote Virtual).

Nenhum comentário: