12.9.17

“Viva o Moço” é uma explosão de amor à liberdade

Fotos: Fernanda Brito
Antônio Oliveira viu repercutir nas redes sociais, o 1o clipe do EP “O Bloco Aqui Pra Você Ó”, lançado em 2016. A obra traduz-se como um manifesto poético, na concepção da fotógrafa paraense Fernanda Brito Gaia, que num lampejo de inspiração criou o roteiro e dirigiu o clipe.

“Viva o Moço” é música de Antônio Oliveira em parceria com o compositor Toni Soares. O clipe foi realizado pela produtora de Fernanda Brito, com direção dela e uma equipe com profissionais e drags paraenses, em Belém do Pará.

A cineasta diz que não conhecia Antônio Oliveira, até que ouviu a música do EP, apresentada por sua irmã e parceira, a cantora Marisa Brito, e disse que ficou muito tocada com a força da letra e imediatamente sentiu vontade de fazer um clipe.

“Estou sempre atenta aos lançamentos, sou curiosa com músicas novas. E essa música, Viva o Moço me tocou muito. Veio logo a inspiração, visualizei muitas imagens e coloquei no papel. Escrevi o roteiro acho que em meia hora, passei a noite o aprimorando e no dia seguinte enviei uma mensagem ao Antônio, mesmo sem conhecê-lo. Disse que se ele gostasse, poderíamos filmar. Ele gostou e assim foi feito”, diz Fernanda.

Repercussão imediata nas redes sociais

O clipe foi lançado dia no dia 28 de agosto pela fanpage do Antônio. Em três dias, Fernanda conta que o vídeo postado chegou a 13.000 visualizações.

“Estamos muito felizes com a repercussão porque a intenção desse trabalho é que as pessoas se sintam acalentadas, que elas tenham coragem de serem o que são, ee um clipe que fala sobre liberdade”, comenta Fernanda, que dirige a produtora de imagens Soul Gaia

Antônio Oliveira assumiu ser gay, aos 21 anos, e decidiu expressar suas lutas por meio da arte e da música.  “Todo dia eu era agredido verbalmente, psicologicamente e fisicamente, eu tentava fugir dessa dor que me acompanhava por todo esse tempo me enganando e tentando ser quem eu não era”, relata Antônio apresentando o vídeo de “Viva o Moço”, em sua página no facebook.

'Ódios aplacados, temores abrandados'. A arte tem essa magia. Em um momento mais que libertador, o artista vem conquistando espaços e projeção na cena musical e artística da cidade, abrindo frentes e incentivando a cena de quem ainda está em processo de auto libertação. Ele também acaba de ser selecionado para as Seletivas do Se Rasgum, em busca de uma vaga para o festival que será realizado em novembro, no Parque dos Igarapés. Mas já no dia 23 de setembro, na Insano Marina Club então, será uma chance de ver sua performance acompanhado por drags em um dos palcos mais concorridos de Belém.

Lugar a ermo, um guarda roupa e muita cor

O clipe revela-se em simbologias.  A solidão é representada por um lugar a ermo, a escuridão da alma, pelo fundo de um guarda roupa. A luz, a cor e a água são referências à liberdade e a integração com a natureza, a aceitação de si mesmo, o acolhimento do mundo, quando Antônio literalmente sai do armário e o queima. “Deixa o moço explodir”, diz a letra.

Filmado em fevereiro deste ano em locações na estrada entre Belém e Castanhal e em Mosqueiro, o clipe traz referências estéticas para falar de repressão e liberdade. As cores mais frias representam momentos em que Antônio está se encorajando e as mais quentes, quando ele tem coragem de sair e se libertar. 

No momento em que o armário arde em chamas, aparecem Drags, como se dissessem a Antônio que ele não está só e que ele pode ser feliz sendo quem é. E no final em um dos momentos sublimes, Antônio está nu, em uma praia, se dirigindo à água. Entra e some nas ondas do rio. 

“É como se fosse a alma dele, sua essência, nu em pelos. A coragem de mostrar a sua alma para o mundo, através da arte. A água ésua redenção, o integra à natureza. É como se estivesse se dizendo ‘eu faço parte, a minha alma vai se integrar em tudo, posso tudo’”, conta Fernanda Brito.

Produtora Soul Gaia com o foco nas essências

Após uma trajetória iniciada em 2001, passando por várias esferas da fotografia, em 2010, Fernanda se tornou diretora de fotografia, assinando direção de fotografia de 19 filmes, entre eles o premiado longa metragem "Amador", de Cristiano Burlan e o "The Pathways Fairy", filme rodado na Tanzânia (África), Fernanda Brito Gaia assumiu a Direção Geral da produtora de imagens Soul Gaia na cidade de São Paulo.

“A Soul Gaia tem como lema a liberdade de expressão, o amor, a luta pelo direito de sermos livres para que possamos viver a plenitude da vida, tudo isso através da arte. Antônio de Oliveira é um artista inspirador e nos sentimos honrados de fazer parte desse momento.  Agradecimentos especiais a participação das Drags incríveis de Belém Gigi Híbrida Bolero, Brendo Pinheiro e Fabritney AkaDella. Agradecimentos também a equipe de profissionais maravilhosos de Belém do Pará e São Paulo, sem vocês não seria possível realizar esse sonho", finaliza Fernanda, que já possui trajetória crescente no cinema.

Foi assistente fixa da produtora Conspiração filmes trabalhando com diretores como Breno Silveira e Andrucha Waddington. Trabalhou em "Primo Basílio", "O Coronel e o Lobisomen", "Se eu Fosse Você", "Turistas", "Zuzu Angel", "Última parada 174" e o premiado "Lixo Extraordinário", que concorreu ao Oscar no ano de 2011.

A diretora já está novos trabalhos na área da música. Está realizando, esta semana, em São Paulo, um novo clipe da cantora Natália Matos e, um poco mais à frente, filmará o de Marisa Brito, vocalista da banda A Euterpia, que mostra em Belém neste final de semana músicas de sua carreira solo. Vamos aguardar que vem vindo coisa boa por aí!


Música e Clipe Viva o Moço
  • EP O bloco aqui pra você ó
  • Composição: Antônio de Oliveira e Toni Soares
  • Mix e masterização: Marcel Barretto e Assis Figueiredo
  • Guitarras, contrabaixo e programações: Marcel Barretto
  • Percussão: Marcio Jardim

Veja aqui:

Ficha técnica/clipe
  • Direção/Roteiro/Fotografia: Fernanda Brito Gaia
  • Assistente de direção: Tati Brito
  • Maquiagem e cabelo de Antônio de Oliveira: Germana Chalu Huhn
  • Coordenação de produção: Marcel Arêde
  • Assistente de produção: Lucilio Nery
  • Edição: Daniel Bona
  • Colorização: Ricardo Rapozo
  • Design:BlankTape
  • Participação especial drag queens: Brendo Pinheiro (Monique Lafon), Fabritney AkaDella, Gigi Hibrida Bolero
  • Realização: Soul Gaia Imagens Criativas



Nenhum comentário: