12.12.17

Rock in Rio Guamá reforça caráter independente

De hoje a 15 de dezembro, o 10º Festival Rock Rio Guamá traz para dentro da Universidade Federal do Pará, uma programação diversa, com bandas selecionadas e convidadas, exibição de docs, bate papo e pockets shows no Ciclo das Quartas. Tudo em parceria com a Faculdade de Música da UFPA. A programação é completamente gratuita e aberta a toda comunidade. Como cresceu este menino!!!

Ele nasceu da cena independente de rock de Belém, da qual vários estudantes universitários faziam parte, e se fortaleceu motivado por vários outros alunos da Universidade Federal do Pará. 

A primeira edição veio no finalzinho da década de 1980 e fez referência ao que tínhamos de maior em matéria de festivais no país, o Rock in Rio. A proposta inicial já era a de mostrar a produção musical existente dentro e fora da Universidade Federal do Pará. 

A primeira edição foi daquele jeito mas foi incrível, tomou conta do Ginásio de Esportes e reuniu as bandas que na época incendiavam o cenário rock de Belém, como Mosaico de Ravena, Espargo de Marfim, Nó Cego, Solano Star entre tantas outras que ficaram na história ou ainda estão entre nós.

“A gente está caçando informações sobre os primeiros Rock in Rio Guamá. Não temos informações sobre os primeiros organizadores ou bandas que tocaram. Sabemos que o evento foi acontecendo de forma intermitente e que voltou a ser organizado de forma mais contínua desde 2012 pelo Coletivo Sala Livre, formado por estudantes de Ciências Sociais da UFPa”, diz Filipe Almeida, do Circuito Caninana, atual organizador do evento. 

O atual grupo agrega estudantes, produtores e realizadores da cidade e do interior. “Trazemos para montar os espaços com a gente pessoas que produzem eventos de Hip Hop e que estão ligados à cena do carimbo, por exemplo”, diz ele, o que demonstra também uma mudança de comportamento cultural no meio da música. 

Imagina nos anos 1980, quem era do carimbo mal se misturava com quem tocava guitarra. “A partir da nossa gestão agregamos um palco alternativo, onde damos espaço pro Hip Hop e para o Carimbó. Por meio desse intercâmbio já tivemos encontros bem interessantes”, diz Filipe.

Após diversos hiatos o festival tem sido restabelecido com uma nova roupagem e a vontade de dar voz aos diversos segmentos da produção cultural dentro do Estado do Pará. De caráter independente, privilegiando a cena autoral, não são permitidos covers como em outros eventos. 

“Ele é essencialmente uma mostra do que está sendo produzido aqui. Contamos unicamente com um apoio estrutural da UFPa e todo o trabalho pra levantar ele é feito por voluntários e parceiros do projeto. Gostamos disso, apesar do trabalho duro sem muito retorno, mas continuamos nessa realização por entender a importância de feitos assim pra cultura como um todo e acreditamos muito nisso”, conclui Filipe.

Desde que assumiu o festival, em 2015, o Circuito Caninana investiu na circulação por outros municípios e o Rock in Rio Guamá chegou a outros rios como o Caeté, em Bragança, onde a cultura popular é muito expressiva, e Capanema, que tem uma cena rock com várias bandas autorais. O Rock Rio Guamá conta com ainda com a parceria da Pró Reitoria de Extensão da UFPa, através do V Prêmio de Arte e Cultura da PROEX.

A 10ª edição traz programação musical que reflete bem o espírito da música paraense, diversificada e alternativa, baseada nos grupos culturais da cidade de Belém e do interior do Pará que vão do Rock, Rap ao Carimbó. O incentivo ao intercâmbio reúne novos e antigos artistas, alunos, professores, funcionários da instituição e comunidade em torno do campus.

“Já conseguimos fazer uma radiografia muito interessante da musica independente e isto nos surpreendeu muito. Hoje a gente visualiza o Rock Rio Guamá como um dos maiores festivais universitários de música do Norte e entendemos que a continuidade dele é de suma importância pra cena da música independente no Pará. 

Este ano recebemos na nossa chamada aberta 115 inscrições de bandas querendo participar do festival, mas só pudemos abrir para 12 projetos musicais. Isso por um lado mostra a diversidade e um número expressivo de produções locais, por outro, que essa produção carece de espaços para se expressar”, comenta o produtor.

“O Rock Rio Guamá é muito importante para a cidade, é um momento de celebração da produção local e podemos compartilhar isso com o público universitário e comunidade em geral. O festival se mantém e através dele podemos difundir nossas ideias e unir a todos ali presentes. Acredito que vai ser um momento bem catártico para todos”, comenta Lari Xavier, uma das artistas contempladas.

PROGRAMAÇÃO

Terça, 12, às 16h, no Auditório do Ateliê de Artes da UFPA

  • Exibição dos Docs: “Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua” e “Batalha de São Bráz”
  • Bate-papo com Pierre Azevedo e Everton MC
  • Pocket show com Everton MC

Quarta, 13, às 17h, no Hall do Ateliê de artes da UFPA

  • Mostra Ciclo das Quartas com: Pratagy, Versos Polaris e Max David
  • Quinta, 14, a partir das 18h, Beira do Rio da UFPA,  no estacionamento do Vadião
  • Palco Principal: Zimba Groove, Mastodontes, Steamy Frogs, Lari Xavier,  Jacaré Junkie, Simetria Oposta
  • Palco Alternativo (Hip Hop): Slam Dandaras do Norte, Duelo de MC's, Cypher Breakingdance, Tem Que Ser Sagaz, MangaCity, Agang Crew e Grafitte

Sexta, 15 - a partir das 18h, Beira do Rio da UFPA,  no estacionamento do Vadião

  • Palco Principal: Cérebro de Galinha, All Still Burns, Sisa, Ovo Goro, Ultranova e Moonges do Vietnã
  • Palco Alternativo (Carimbó): Batucada Misteriosa e Caruanas

Serviço
Festival Rock Rio Guamá. De 12 a 15 de dezembro, Universidade Federal do Pará, UFPA. Entrada franca.

Nenhum comentário: