21.5.18

Sesc recebe o 1o Círculo de Saberes Narramazônia

"Considera-se que as narrativas literária e imagética são formas de expressão e comunicação na contemporaneidade. São modos de narrar que ressignficam as interações e as relações em sociedade. E estas interpretações e representações, ao serem difundidas em determinada cultura, se transformam e se modificam, interferindo, de certo modo, no olhar que os sujeitos têm de si e do mundo em que vivem".

O I Círculo de Saberes Narramazônia vai discutir e refletir sobre a construção narrativa na Amazônia, por meio de conferencia, rodas de conversa, performance e programação cultural, nos dias 29 e 30 de maio, no Sesc Boulevard.

A programação é direcionada a estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados. As inscrições serão feitas no local, no dia 29 de maio, a partir das 8h00 e serão inteiramente gratuitas com direito a certificado de participação. 

O evento é resultado de dois anos de existência do grupo de pesquisa e de estudos Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, fruto de uma parceria entre Universidade Federal do Pará - UFPA (Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia - FACOM/PPGCOM) e Universidade da Amazônia - UNAMA (Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC). 

"Queremos comemorar os dois anos e dizer que estamos dispostos a fazer mais pelo estudo das narrativas literárias e visuais e de demais linguagens", diz o professor Dr. Paulo Nunes (PPGCLC/Unama), que forma o grupo de estudos junto com a prof. Dra. Alda Costa (FACO/PPGCOM/UFPA) e Vânia Torres Costa (FACOM/UFPA). "Estudamos mensalmente teóricos da narrativa: Propp, Bakhtin, Canton, Gonzaga Motta. Este é um encontro de aniversário, entre festivo e de prestação de contas", conclui Paulo Nunes.

PROGRAMAÇÃO

Terça - 29 de maio

Manhã
8h – Credenciamento e inscrição gratuita 
9h – Mesa de abertura 
9h30 – Homenagem à Professora Socorro Simões (IFNOPAP/UFPA) 
10h às 12h – Conferência de abertura: “Amazônia, rios de saberes” 
Palestrante Profa. Dra. Rosa Acevedo Marín (UFPA) 

Tarde
14h00 – Roda de conversa: Academia do Peixe Frito: literatura e negritude na Amazônia – Prof. Dra. Marinilce Oliveira Coelho (UFPA), Prof. Me. Carla Pereira Soares (doutoranda/PPGCLC) e Marília Menezes (poeta e filha de Bruno de Menezes). Mediador: Prof. Me. Marcos Valério Reis (Doutorando PPGCLC/UNAMA) 
16h00 – Mesa de Debate: “Amazônia Cultural: narrativas imagético-visuais”
Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho (PPGCOM/UFPA), Prof. Dr. Manoel Ribeiro de Moraes Júnior (PPGCR/UEPA). Mediadora Profa. Dra. Alda Cristina Costa (PPGCOM/UFPA).
18:30 – Programação Cultural: Show musical com Lídia Rodarte 

Quarta - 30 de maio

09 h – Mesa de Debate: “Narrativas da literatura contemporânea no Pará”. 
Escritores Salomão Laredo, Alfredo Garcia e Edyr Augusto Proença. Mediador: Prof. Dr. Paulo Nunes (PPGCLC/UNAMA).
11h – Roda de conversa: “Narramazônia em caleidoscópio: dois anos de história” 
Profa. Dra. Vânia Torres Costa (FACOM/UFPA), mestrando Sergio Ferreira Junior (PPGCOM/UFPA); graduanda Denise Salomão (Facom/UFPA); mestranda Alcione Nascimento (PPGCLC/UNAMA). 
12h às 13h – Programação Cultural: 
Performance ‘Narrares’- Grupo Performance Poética (UNAMA).

Serviço
I Círculo de Saberes do Narramazônia. No SESC Boulevard, Av. Blvd. Castilhos França, 522/523 - Campina, Belém - PA, 66010-020.  Dia 29, das 8h às 19h, e 30 de maio, das 9h às 13h.

Nenhum comentário: