2.2.21

Elas no Comando reúne as profissionais da música

Pensando em dar mais visibilidade e conectar as mulheres que atuam nesse mercado, a Soma Música realiza o “Elas no Comando”, projeto que reúne profissionais de diferentes áreas de atuação para debater assuntos ligados à música em quatro encontros virtuais realizados de 15 a 18 de fevereiro sempre às 18h30 no Youtube/somamusica. Segundo dados da ONG WIM (Women in Music) divulgados em 2019, as mulheres ocupam cerca de 30% das vagas da indústria da música no mundo.  Apesar de ainda ser um mercado predominantemente masculino, a música emprega mulheres com muita experiência e em funções estratégicas.

A programação prevê quatro eventos transmitidos ao vivo divididos em mesas de debate, palestras e workshops. O evento começa no dia 15 com o workshop “Produção para Novas Produtoras”, que será mediado pela DJ Ananindeusa e contará com a participação das produtoras Amanda Furtado, Ketlen Suzy e Laíra Mineiro, que irão compartilhar experiências, caminhos para iniciar na produção cultural e adversidades. 

No dia 16, a jornalista e publicitária Dani Filgueiras irá mediar o workshop “Gestão e Carreiras Independentes” que contará com a participação das rappers paraenses Anna Suav e Bruna BG, que vêm se destacando na cena local, gerenciando suas carreiras.  No dia 17, é a vez da mesa de debate “Produção na Pandemia e Projeções para Pós” com as produtoras Nanda Piovaneli, Sonia Ferro (Lambada Produções) e Viviane Chaves (Ampli Criativa) com mediação da cantora e radialista Ana Clara Matos. Encerrando a programação, tem a palestra “Direitos Autorais” com Márcia Xavier, que integra a União Brasileira de Compositores (UBC).

Bruna BG

“Trabalho com música há alguns anos e, nesse caminho, encontrei mulheres incríveis, que por estarem nos bastidores, muitas vezes não têm espaço, voz e reconhecimento. Este projeto surgiu do desejo de mostrar essas mulheres, trocarmos experiências e incentivar para que outras possam ingressar nesse universo e possamos assim aumentar nossa presença nesse mercado que ainda é predominantemente masculino”, revela Joelle Mesquista, idealizadora do projeto e proprietária da SOMA Música, uma produtora cultural que trabalha com artistas da cena independente de Belém.

O evento “Elas no Comando” é uma realização da Soma Música aprovado pelo Edital Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A Soma Música é uma produtora cultural que trabalha com booking, marketing digital, desenvolvimento de projetos culturais, comandada por Joelle Mesquita, produtora que trabalhou na Ampli Criativa atendendo artistas como Gang do Eletro, Pinduca, Paulo André Barata e trabalhou diretamente com Dona Onete.

Serviço

Projeto “Elas no Comando”. De 15 a 18 de fevereiro (segunda a quinta-feira), às 18h30, pelo YouTube Soma Música (abre.ai/b5WJ). Realização: Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Nenhum comentário: