25.2.21

Benedito Nunes é tema de seminário neste sábado

No dia 27 de fevereiro de 2011, o Pará perdeu Benedito Nunes. Nascido em Belém em 1929, ele  fez parte de uma geração que renovou as artes e o pensamento filosófico, inspirada pelos ventos modernistas que sopravam desde o início do século. Neste sábado, o site beneditonunes.org, dedicado a sua memória e obra, promove um seminário com transmissão pelo YouTube. 

Ernani Chaves (UFPA) e Fernando Ponçadilha vão falar pela manhã (10h), sobre a importância de Benedito Nunes para o ensino de Filosofia em nível superior e médio. De tarde (16h), Lilia Silvestre Chaves (UFPA) e Michel Riaudel (Sorbonne) vão trazer à mesa o interesse dele pela poesia, que o fez se aproximar de diversos poetas, além de estudar, traduzir e divulgar a obra poética de diversos deles.

O seminário parte do site, uma iniciativa da Guarda Livro. Recente, entrando em teste no sábado, 21 de novembro de 2020, para marcar o 91º aniversário de nascimento de Benedito, o site ainda tem visualização parcial, faltam detalhes sobre a casa da Estrela, coisas na biblioteca e no arquivo, mas já se tem acesso aos livros, artigos e a biografia escrita por Andrea Sanjad e Nelson Sanjad, dois dos idealizadores do projeto. 

"O site é um desdobramento de um projeto maior, que vem sendo desenvolvido há alguns anos por nós, Maria Regina, Lilia e Maria Stella (in memoriam, a quem homenageamos por ter sido a principal incentivadora da ideia), objetivando inventariar, (re)organizar e digitalizar a biblioteca e o arquivo de Benedito. A arquitetura e o design do site foram desenvolvidos por Ricardo e Elaynia Ono. Por esse meio, nossa intenção é contribuir não apenas com a divulgação, mas também com o estudo da obra de Benedito", diz Andrea.

Trajetória e Legado - Por Nelson Sanjad

Benedito fez parte de uma geração que renovou as artes e o pensamento filosófico, inspirada pelos ventos modernistas que sopravam desde o início do século, como o movimento literário e teatral de vanguarda das décadas de 1940-1960, juntamente com sua esposa, Maria Sylvia Nunes. 

Formou-se em Direito em 1952 e, posteriormente, envolveu-se na organização e ampliação da Universidade Federal do Pará, participando diretamente da criação do Serviço de Teatro (atual Escola de Teatro e Dança), em 1962, e do curso de Filosofia, na década de 1970. Sua obra é ampla e diversificada. Publicou 22 livros, organizou outros oito, além de mais de uma centena de artigos espalhados em jornais e revistas de diversos países. 

São particularmente importantes seus estudos sobre escritores e poetas, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Oswald de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Mario Faustino, Max Martins, e também filósofos, como Platão, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Hannah Arendt, notabilizando-se por ter desenvolvido uma abordagem que associava reflexão filosófica e crítica literária. 

Foi reconhecido em vida com os mais importantes prêmios e títulos honoríficos brasileiros nas áreas da cultura e da ciência, como o Jabuti, que ganhou duas vezes (1987 e 2010); Professor Emérito (1998), concedido pela UFPA; o Almirante Álvaro Alberto (2000), concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ordem do Mérito Cultural (2003), concedido pelo Ministério da Cultura; e o Machado de Assis (2010), considerado o principal prêmio literário brasileiro, concedido pela Academia Brasileira de Letras a escritores pelo conjunto de sua obra.

PROGRAMAÇÃO

Seminário 10 anos sem Benedito

10h00 – Benedito Nunes e o ensino de Filosofia

Ernani Chaves e Fernando Ponçadilha

16h00 – A Poesia em Benedito Nunes

Lilia Silvestre Chaves e Michel Riaudel

Serviço

Seminário 10 Anos sem Benedito. Neste sábado, 27, com mesa às 10h e às 16h, pelo canal de YouTube. Acesse também pelo site beneditonunes.org

(Edição Holofote Virtual no texto de Nelson Sanjad)

Nenhum comentário: