9.2.21

Histórias de um humanista da Marujada ao Goeldi

“Histórias de Uma Vida – Da Marujada ao Museu Goeldi - Um intelectual e humanista na Amazônia”, de autoria de Mariana Bordallo, traz narrativas sobre a trajetória do médico e intelectual bragantino, Dr. Armando Bordallo da Silva, que ajudou a fundar e participou de associações que impactaram a economia, a educação e promoveram a conscientização do meio ambiente do município de Bragança, na zona do salgado paraense. 

O lançamento será virtual (YouTube), nesta quarta-feira, 10, às 19h. O link estará acessível no perfil @holofote_virtual no Instagram!

Armando Bordallo, para quem não sabe ainda, foi membro da Irmandade do Glorioso São Benedito e juiz da festa. Em Belém, atuou como médico, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, fundou e participou de inúmeras associações e instituições culturais. 

A live de lançamento conta com participação da autora Mariana Bordallo; filha do Dr. Armando; dos historiadores Nelson Sanjad, pesquisador do Museu Goeldi, e Dário Benedito, prof. Do curso de História da Universidade Federal do Pará; e de Vânia Alvarez, poeta, escritora e professora de Literatura Brasileira da Amazônia, também da UFPA. E eu terei a honra de fazer esta mediação. Bragantina que sou, nem preciso dizer de minha emoção.

Trazer à tona essa história é uma enorme contribuição de Mariana para com a nossa história, nas artes e na ciência. Mariana narra que em 1951, seu pai, Armando Bordalo,  foi convidado pelo governador para assumir a direção do Museu Goeldi. O convite foi aceito e assim ele acabou deixando como legado a federalização do Museu, o que impediu que a instituição tivesse suas portas fechadas naqueles anos da administração estadual.  

No capítulo que trata do Goeldi, é abordado também o aspecto familiar, as travessuras dos filhos nos parque zoobotânico, as festas de família e o Natal dos funcionários, além da criação do Instituto de Antropologia e Etnologia do Pará, órgão que apoiou as atividades de comunicação do Museu nos tempos difíceis. 

Mariana Bordallo (Foto: Dri Trindade)

Essas e algumas outras histórias mais são abordadas no livro, que agrega ainda  suas poesias, produto de sua juventude apaixonada, bem como os registros fotográficos do Museu e da I Jornada Paraense de Folclore (1958), realizada em Bragança. 

Trazendo a narrativa de momentos importantes da história de Bragança, a saga de jovens estudantes que lutaram por sua cidade, revela ainda a atuação de um importante grupo de intelectuais que atuaram em Belém nas décadas de 1940 a 1960, assim como Bruno de Menezes, José Coutinho de Oliveira, Margarida Schivasappa, De Campos Ribeiro, Frederico Barata, João e Paulo Maranhão e muitos outros.

A autora, Mariana Tereza Athayde Bordallo da Silva, filha de Armando e Marilda Bordallo da Silva, assim como os irmãos, nasceu em Belém, onde a família vivia. Entretanto, manteve grande ligação com a cidade de seus pais, Bragança, onde passava todas as férias escolares. Ela é formada em Letras com licenciatura em Inglês pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1984). 

Marianna é ainda especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/SEDUC (2003) e em Sociologia e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2007), além de Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia: Memórias e Saberes Interculturais UFPA/Campus de Bragança (2017). Atualmente, é professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará e membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança/Pa.

Sobre o livro: trecho do prefácio 

“É nesse ponto que reside a principal qualidade do livro: é, ao mesmo tempo, um livro de memórias, fruto do olhar de Mariana sobre o passado de sua família, em interação direta com o que ouviu do próprio pai, de sua mãe, irmãos, tios e demais parentes; por outro lado, o livro também está alicerçado em documentos produzidos e reunidos por seu pai e seu tio, Bolívar Bordallo da Silva, grande companheiro de Armando. 

O leitor disporá, portanto, de um testemunho pessoal sobre uma importante família de Bragança no século XX, bem conhecida pelas atividades comerciais, políticas e intelectuais de vários de seus membros, assim como terá acesso a um arquivo de grande interesse para toda uma geração que militou em grupos estudantis, grêmios literários, associações de intelectuais, serviços médicos e sanitários e instituições públicas.”

Nelson Sanjad (Museu Paraense Emílio Goeldi)

Serviço

Lançamento do livro Histórias de Uma Vida – Da Marujada ao Museu Goeldi – Um intelectual e humanista na Amazônia”. Participação da autora Mariana Bordallo; dos historiadores Nelson Sanjad, pesquisador do Museu Goeldi, e Dário Benedito, prof. Do curso de História da Universidade Federal do Pará; e de Vânia Alvarez, poeta, escritora e professora de Literatura Brasileira da Amazônia, também da UFPA. Mediação da jornalista Luciana Medeiros. Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, às 19h, pelo YouTube. O link será disponibilizado nas redes sociais da Editora Paka Tatu (@pakatatu) e do blog Holofote Virtual (@holofote_virtual).

Nenhum comentário: