29.3.10

Amazônia Doc premia documentário “Mataram Irmã Dorothy”

O drama real no tribunal de justiça e o acompanhamento do julgamento dos assassinos da irmã missionária, em Anapu-Pa, fizeram do documentário “Mataram Irmã Dorothy” o vencedor do prêmio especial Amazônia Doc - AUGUSTO RUSCHI, de Melhor filme no valor de R$ 15.000,00 para o longa metragem.

O “Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Documentários” aconteceu em 2009, e este ano segue para sua segunda edição.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá nesta quarta-feira, 31, no auditório do Instituto de Artes do Pará – IAP, com exibição do filme a partir das 19h.

A sessão contará com a presença dos realizadores do filme, além de David Stang, irmão de irmã Dorothy.

Dirigido por Marcela Borseau e Daniel Jung, o filme retrata toda a trajetória que levaram à tragédia com irmã Dorothy Stang, freira de 73 anos de idade, de Ohio, atingida por seis tiros e deixada para morrer numa lamacenta estrada da Amazônia.

Julgamento - Neste dia, ainda, o Caso Dorothy Stang estará sendo lembrado, a partir das 7h30, com celebração inter-religiosa, em frente no Fórum Criminal de Belém (PA), na Praça Felipe Patroni - Cidade Velha.

A manifestação é para marcar o início de mais uma etapa em busca de justiça. Um dos mandantes do crime, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, estará indo a seu terceiro julgamento.

Mas, como o próprio documentário mostrará, à noite, ele é apenas a ponta de uma rede de criminosos que tramaram contra a vida de Dorothy.


Nenhum comentário: