23.3.10

Exposição traz gravuras e experimentos do artista Jocatos

Está no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no TRT, até dia 21 de maio, a exposição Jocatos Inspecionado, reunindo 38 obras, entre instalações, gravuras e objetos.

O curador da exposição, o desembargador Mário Leite Soares, diz que sempre foi instigado pelo trabalho de arte do gravador, por sua capacidade de olhar além.

“Entre o artista e sua obra, há, sempre, um relacionamento íntimo, uma cumplicidade, um verdadeiro casamento”, escreveu em um dos trechos da apresentação do artista.

Parte de uma geração de gravadores paraenses, Jocatos desenvolve, já faz alguns anos, técnicas de gravura que utilizam materiais que são descartados no meio ambiente. Além de uma contribuição importante, o artista ainda faz experimentações já premiadas em salões nacionais e internacionais.

Nascido em Belém do Pará, Jocatos teve o meu primeiro contato com a gravura nos anos 80. Desde então, descobriu a xilogravura e depois as técnicas que utiliza, com materiais alternativos, fazendo surgir a principal característica de seu trabalho.

A mostra cultural pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 13h, no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa (TRT) – Praça Brasil.

Um comentário:

Pio Lobato disse...

Muito bonito o trabalho nessa foto