De 20 e 28 de março, importantes teóricos e artistas da cena internacional da dança estarão em Belém particpando do projeto Autonomia e Complexidade: Intercambio artístico-filosófico.
São artistas e pesquisadores do Brasil, da Espanha, da Turquia e da Eslovênia que fazem parte desta ação política que visa dar visibilidade à teoria e à prática das artes contemporâneas do corpo, realizadas fora dos países considerados culturalmente centrais.
Nomes como Thereza Rocha, UniverCidade - RJ; Ana Buitrago, Granada – Espanha; Marcela Levi – RJ e Isabel Naverán, Universidade do País Vasco, Bilbao – Espanha, compõem a lista de integrantes do projeto que estarão reunidos em Belém para destacar a relevância de algumas linhas de pesquisa e processos criativos realizadas em seus locais de origem, bem como conhecer um pouco da produção local.
Em seus currículos estes artistas e pesquisadores possuem atuação profissional internacionalmente expressiva e trarão para Belém o que há de mais expressivo em dança contemporânea.
Criado pelo pesquisador espanhol José A. Sánchez, desde 2007 que o projeto vem constituindo novos circuitos, para que os processos e produtos artísticos e teóricos realizados fora dos grandes centros possam ser difundidos.
A realização deste evento, pela segunda vez em Belém, delibera um processo de consolidação desta atividade na Região Norte, marcando a presença de nossa capital no mapa dos encontros internacionais de dança contemporânea.
O intercambio é composto de conferências, espetáculos, residências artísticas e uma publicação, voltados para profissionais e estudantes da área e o público em geral interessado no assunto.
As conferencias proferidas durante a realização do projeto mais um relatório sobre os processos criativos desenvolvidos durante as residências artísticas serão publicados na terceira edição da revista acadêmica da ETDUFPA Ensaio Geral.
O projeto chega a Belém sob a coordenação do proferssor Paulo Paixão, da Escola de Teatro e Dança da UFPA, com apoio cultural do Centro Cultural de Espanha – São Paulo, do Instituto de Artes do Pará, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA, do SESC-PA e da Pró-Reitoria de Estensão.
Serviço
Projeto Autonomia e Complexidade: Intercambio artístico-filosófico. Na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (Trav. D. Romualdo de Seixas, nº 820 – Umarizal – Belém- Pará) e Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - Belém – Pará). Mais informações: (091) 91870730.
Nenhum comentário:
Postar um comentário