12.3.10

Cia. Experimental de Dança Waldete Brito estreia em São Paulo

A Companhia Experimental de Dança Waldete Brito estréia em São Paulo na última semana do mês de março.

Será uma das raras oportunidades para o público paulista conhecer um pouco do que se produz em dança no Pará.

Numa proposta de intercâmbio, a Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, que comemora 10 anos de existência, leva na bagagem os espetáculos “O Seguinte é Isso”, nos dias 25 e 26, e “(Des) Vestido”, dias 27 e 28.

Contemplado com o prêmio Augusto Rodrigues, o espetáculo “(Des) Vestido é inspirado no poema O Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade. A partir dele surge uma dramaturgia coreográfica que retira da essência do poema os elementos que vão compor a ação na cena contemporânea.

O outro espetáculo, “O Seguinte é isso…”, é uma produção cênica criada em 2007, que propõe aos bailarinos da companhia, o desafio de criar a coreografia em cena. “Para isso, usamos o método de improvisação e contacto improvisacion para tecer cena a cena”, diz Waldete. O espetáculo é objeto de pesquisa do doutorado da coreógrafa.

Criado para oferecer um espaço exclusivo de dança na cidade, o Teatro de Dança é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa) e o Circolo Italiano.

Inspirado no extinto Teatro Galpão, que na década de 70 foi o ponto de encontro dos dançarinos da cidade e pólo de difusão da dança experimental, o Teatro de Dança abre seu espaço para as companhias profissionais, com a finalidade de criar platéias, e promover a diversidade entre os grupos que se apresentam.

Nenhum comentário: