25.3.10

Na próxima semana: Cineclube exibe clássico de Werner Herzog

Na próxima segunda-feira, 29, o Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), vai exibir “O Enigma de Kaspar Hauser” (Jeder für Sich und Gott Gegen Alle, Alemanha, 1974), de Werner Herzog.

Baseado em fato real, o filme consagrou definitivamente o diretor Werner Herzog como um dos grandes nomes do cinema novo alemão.

O crítico Marco Antônio Moreira explica que “O Enigma de Kaspar Hauser” questiona, através dos olhos e da pureza do personagem, as convenções sociais e o que se chama de “normal” dentro da estrutura de uma sociedade contraditória.

“Além da genial direção de Herzog, também é destaque a atuação de Bruno S. , que não era ator profissional e passou toda a juventude em instituições para doentes mentais. Visto por Herzog em um documentário, Bruno foi, logo em seguida, convidado para fazer o filme, trazendo à interpretação uma naturalidade determinante para a construção do personagem”, diz o crítico.

Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudá-lo, mas Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, logo acaba se tornando uma atração popular.

Serviço
“O Enigma de Kaspar Hauser”, de Werner Herzog. Exibição nesta segunda-feira, dia 29, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca. Após o filme, debate entre o público e a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).

Nenhum comentário: