10.11.20

Allex Ribeiro lança o 1o EP com Live no Instagram

“O amor que acreditei de porre” reúne cinco faixas autorais com participação de Nilson Chaves em uma delas: “Sina Versus Sonho”, que também vai se tornar videoclipe. O lançamento do EP, nesta quarta-feira, conta com uma Live, às 21h, transmitida pelo Instagram do artista, anote! @allexribeirooficial.

Por Clemente Schwartz
Edição | Holofote Virtual
Fotos | San Marcelo

“Torre de Mabel” abre o projeto entre acordes de guitarra, emprestando o verso que batiza o EP. “É uma ‘balada romântico-política’ que fala da realidade dura dos dias em que as pessoas não se entendem mais. É uma sátira com a Torre de Babel (passagem bíblica sobre a torre que estava sendo construída para se chegar ao céu, mas desaba) que dá voz a um personagem anti-herói que está muito presente na minha poesia”, descreve Allex.

“Olha aqui, meu bem / os automóveis andam loucos / os idiotas, neurastênicos e você não vem / Não adianta entediar Oxóssi / Intimidade com Deus quem tem? / O amor que acreditei de porre / é o mesmo amor que vai me engolir tão bem”, diz trecho da música. A canção chegou a ser lançada por uma editora e distribuidora americana, mas será relançada pela brasileira GRV Produções. 

O samba de breque “Errante”, composto em parceria com o poeta João Paulo Carvalho, assim como “O que me resta”, um brega com frescor do bolero e letra debochada, foram produzidos por Almirzinho. 

“Errante” ganhou percussão em ritmo de boi e sanfona, enquanto o que me resta é dominada pelos arranjos eletrônicos. “O que me resta” chegou a ser gravada em duo por Allex no projeto audiovisual de Almirzinho autor do zouk da  Naza “Nazaré” chamado “Amazônia Tan Tan”.

O duo com Nilson Chaves vem em seguida, coroando o projeto com “Sina Versus Sonho”, uma canção feita por Allex Ribeiro e José Aremilton para Nilson, quando Allex estava com apenas 17 anos e ainda nem conhecia o ídolo. “Eu nem esperava que ele ia aparecer na minha vida”, recorda.

O autor do sucesso “Sabor Açaí” assina a produção de “Sina”, que usou elementos de tango com sanfona, assim da última faixa, “Dançando sobre as telhas”, composição de Allex. Outra curiosidade é que “Dançando” conquistou Andréa Pinheiro, que gravou a faixa em pocket shows virtuais durante a pandemia, mas, nas mãos de Nilson, a música ganhou novos ares de fox blues com arranjos de banjo. “Pensei no musical ‘Dançando na Chuva’ estrelado pelo dançarino Gene Kelly, quando fiz essa música.

Clipes no final de 2020 e homenagem à Nilson Chaves

Além do EP, Allex Ribeiro acaba de gravar, também com Nilson Chaves, os videoclipes oficiais de “Sina”; e de outra canção que ficou fora do EP, “Eu Sou de Bragança”, um xote composto por Nilson. Ambos estão em fase de edição e serão ser lançados em breve. 

Preocupado com o estado de saúde do amigo e parceiro Nilson Chaves, que se encontra internado em tratamento de Covid-19, Alex Ribeiro promete homenagear o artista como forma de emanar boas energias para sua breve recuperação. 

"Nilson é muito querido e uma pessoa importante na minha vida. Nos falamos sempre e a gente já vinha conversando desde que ele sentiu os primeiros sintomas, até que se confirmou. A situação é difícil, eu já tive Covid também, mas temos confiança de que ele vai se recuperar", diz Allex.

Outro single autoral Allex que deve ganhar clipe em breve é a romântica “Eu te amo”, feita em parceria com o poeta João Paulo Carvalho, que fala de um relacionamento incompreendido pela sociedade. “Te falei que a cidade é pequena demais pra abrigar o amor de nós dois”, diz a letra. O clipe deve ser lançado até o final de 2020.

10 anos de trajetória e parcerias ilustres

Natural de Capanema e residente em Bragança, Allex coleciona parceiros como Almirzinho Gabriel, Andréa Pinheiro, Pedrinho Cavalléro, Paulinho Moura e Toni Soares e o poeta João Paulo Carvalho. 

Com 10 anos de carreira, as mais de 100 composições que possui se revezam entre versos poéticos e o humor ácido semelhante ao de Sérgio Sampaio – uma das influências do artista, assim como Raul Seixas, Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, Fagner, Caetano Veloso, Roberto Carlos e Jessé.

Acompanhe o lançamento: 

Quarta-feira, 11 de novembro, às 21h. Pelo Instagram: @allexribeirooficial | No perfil do artista você também já pode conferir uma prévia do EP.

Nenhum comentário: