23.6.09

CCAA Fest está com as inscrições abertas só até 30 de junho!

O festival de rock independente CCAA FEST chega a sua 4ª edição mais uma vez abrindo espaço para as bandas autorais locais. Este ano, além do incentivo às novas produções, o CCAA Fest investe na profissionalização dos músicos que participam das 15 bandas que são selecionadas e concorrem aos prêmios do festival.

Serão realizadas em parceria com a Escola de música AM&T e a Associação Pro-Rock, oficinas com focos na produção executiva, formação de roadie, manutenção de equipamentos e divulgação da banda na imprensa das quais vão participar os integrantes das 15 bandas selecionadas. “Ainda estamos fechando mais parcerias para incluir outras oficinas que são fechadas aos participantes das bandas selecionadas, mas faremos ainda ciclos de palestras abertas ao público. Será um momento pra discutir e refletir sobre o profissionalismo da cena musical independente no Pará, como produtora de cultura, mas também como geradora de emprego e renda”, diz a produtora Gláfira Lôbo.

Inscrição - Para fazer a inscrição, até dia 30 de junho, as bandas devem preencher e imprimir a ficha de inscrição disponível no site www.ccaabelem.com.br, onde estão também o edital e com o regulamento do evento deste ano. Depois, o responsável pela inscrição deve levar a ficha preenchida à AM&T e pagar uma taxa de R$ 20,00 até dia 1º de julho.

Antes de preencher a ficha de inscrição, é preciso ler atentamente o edital disponível no site (www.ccaabelem.com.br) e ver se a sua banda está apta a participar do festival. O cronograma de audições estará disponível no site do CCAA a partir do dia 4 de julho. É importante lembrar que todas as bandas que participarem das audições sairão do teste com um DVD gravado e editado com o material da audição, que já pode ser usado para divulgação da banda.

Após a inscrição, as bandas passam por uma seleção rigorosa que dura cerca de um mês, entre as audições, em estúdio de som e áudio e uma comissão formada por músicos e produtores culturais escolhem as quinze melhores bandas que irão participar do show que acontecerá no dia 12 de setembro.

Premiação - Este ano o festival ganhou nova parceria com a escola AM&T, juntando-se aos já parceiros Ná Figueredo, Foto Keuffer e Iesam. Quanto à premiação deste ano, fica assim: A 1° colocada ganha uma Gravação de Cd e Lançamento pelo selo Ná Music; o 2° lugar ganha a Gravação de um Vídeo Clip, ofertada pela Digital Produções e o 3° colocado ganha uma Vale compras da Loja Foto Keuffer.
Todas as bandas participantes recebem uma bolsa de inglês do CCAA para um de seus integrantes e o guitarrista revelação leva uma Bolsa para estudar música na Escola AM&T.

Histórico - O CCAA Fest teve sua primeira edição realizada em 2006, e desde então, vem sendo aclamado por público e crítica. Além do festival ser considerado um grande celeiro de novas bandas, ele vem sendo prestigiado por ser um dos responsáveis pelo fortalecimento da cena independente, fazendo com quem muitas bandas valorizem as suas composições e sintam-se felizes em sair da garagem para mostrar as suas músicas para o público.

O ecletismo é um ponto marcante deste festival, que vai do gênero ao tempo de existência, passando pela origem das bandas. Das quinze que se apresentaram no festival do ano passado, todas trouxeram influências variadas do rock'n roll, que iam do balanço do pop rock, até os acordes mais altos do heavy metal. Bandas como o Vinil Laranja (na foto no início desta matéria) que este ano fizeram show até nos Estados Unidos, e o Tenebrys, (foto logo acima) que veio com a proposta pesada e cadenciada do Doom Metal, estilo bem peculiar, foram agraciadas com o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Serviço
Inscrições para o CCAA Fest 2009. Até dia 30 de junho pelo site www.ccaabelem.com.br. A confirmação deve ser feita até dia 1 de julho, com pagamento da taxa de R$ 20,00 na escola de música AM&T - Trav. Rui Barbosa 607, entre Tiradentes e Aristides Lobo -, das 9h às 12h e 14h às 19h. Mais informações: Gláfira Lobo - (91) 9962-9509 e (91) 8812-0436.

Nenhum comentário: