17.6.09

Última semana de "Valsa com Bashir" no Cine Líbero Luxardo


O Cine Líbero Luxardo exibe só mais essa semana o longa de animação-documentário "Valsa com Bashir", de Ari Folman.

Resultado de quatro anos de muito trabalho, esta co-produção entre Israel, Alemanha, França e Estados Unidos teria custado US$ 1,5 milhão, e até agora concorreu a 18 prêmios e ganhou outros 18. Entre os últimos, estão o Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro; vencedor na mesma categoria pela opinião da crítica do prêmio da Broadcast Film Critics Association e no British Independent Film Awards. Além de ser a primeira animação candidata ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Ao se dá conta de que algumas partes de sua vida tinham se “apagado” de sua memória, mas exatamente o período que ele serviu ao Exército de Israel e que participou como soldado da invasão do país ao Líbano, em 1982, o diretor Ari Folman resolveu fazer um filme que o esclarecesse o que realmente aconteceu. Para isso, entrevistou amigos, colegas e testemunhas dos combates e do massacre de dois campos de refugiados palestinos, e assim, confrontou as diversas versões do acontecimento.

O fato do filme levar para a animação a linguagem do documentário é no mínino interessante. Sete de nove personagens que aparecem na tela são verdadeiros, e apenas os amigos Boaz e Carmi quiseram que seus nomes reais não aparecessem no filme. É justamente esse hibridismo apresentado de maneira muito emocional, criativa e original que é um dos maiores méritos de “Valsa com Bashir”. Graças à utilização desse formato, Folman pôde transformar em imagens relatos de enorme força poética.

Serviço
Valsa com Bashir”, de Ari Folman (ISR / ALE / FRA / FIN / SUI / BEL / AUS / EUA, 2008). Quinta a Domingo – 18/06 a 21/06- às 19h30. Ingressos: 5 reais (Meia Entrada para estudantes). Na quinta-feira, a entrada é franca para estudantes com carteirinha. Cine Líbero Luxardo - Fundação Tancredo Neves – Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa). Informações: tel (91)32024321.

Nenhum comentário: