10.6.09

Edital Pontos de Cultura contempla São Caetano de Odivelas

A Secult divulgou hoje no final da manhã, o resultado do Edital de Seleção para Pontos de Cultura do Estado do Pará. A lista dos 60 projetos contemplados está no Diário Oficial de hoje. É possível consultar toda a lista no site do DIOE (www.ioepa.com.br) e no site da Secult (www.secult.pa.gov.br).

Um dos projetos contemplados é da Associação Cultural e Ambiental Mestre Bené - Ambené, cujo foco será o "Boi de Máscaras", considerada uma das principais manifestações da cultura popular do Estado do Pará.

O Ponto de Cultura será fundamental para dar continuidade ao trabalho que há anos vem sendo desenvolvido pela Ambené, que ajuda a cultivar e manter a tradição dos mestres de boi de máscaras no município, repassando saberes aos jovens de São Caetano de Odivelas. A Ambené oferece à comunidade cursos e oficinas de artesanato, geração de renda e formação, principalmente para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Agora, como Ponto de Cultura, todas estas atividades se ampliam.

Com sede de atuação em São Caetano de Odivelas, a Ambené trabalha com atividades sócio-culturais e ambientais desenvolvidas através de seus grupos associados que são: Manifestação Folclórica "Boi Faceiro"; Grupo Teatral "Art da Terra"; Grupo de Danças Folclóricas "Sauatá" e Quadrilha Junina "Roceiros da Baltazar".

O "Boi Faceiro" (foto ao lado) é o mais famoso da Associação "Mestre Bené", além de ser um dos mais tradicionais grupos de boi de máscaras da Cidade de São Caetano de Odivelas, ao lado do Boi Tinga.

A Quadrilha Junina "Roceiros da Baltazar", apesar de ser mais uma das centenas de quadrilhas do interior do Estado, é considerada um ícone da Quadra Junina de São Caetano de Odivelas, sendo uma referência para os outros grupos juninos do Município.

O Grupo de Danças Folclóricas Sauatá também é considerado um dos principais grupos culturais de São Caetano e desenvolve trabalho com danças folclóricas do Município e do Estado.

O Grupo Teatral Art da Terra tem como principal trabalho o Auto da Paixão e Morte de Cristo, desde 1997. O "Auto" é parte integrante da programação católica da cidade, juntamente com as celebrações e procissões realizadas no período. A apresentação é realizada pelas principais ruas da cidade utilizando os prédios públicos e históricos como cenário da encenação.

O Edital Pontos de Cultura é uma criação do Ministério da Cultura (Minc), através do Programa Cultura Viva, criando novos espaços para o incentivo e acesso à cultura através de repasses de recursos para instituições que atuem na produção artístico-cultural no Estado.

O Pará foi o terceiro estado a lançar o Edital, após os estados da Bahia e do Maranhão. As inscrições para a seleção de Pontos de Cultura no Estado do Pará foram feitas de 09 de outubro até 15 de novembro de 2008.

O Edital prevê o repasse de até 180 mil reais às instituições que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos (com comprovações de mídia ou declaração, bem como comprovação jurídica necessária, em consonância com o Edital) contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania; seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.

De acordo com as informações da Secult, no Pará foram inscritos 161 projetos, que foram avaliados em três etapas: Análise de Documentos, Análise Técnica e Análise de Mérito Cultural, por uma comissão tripartide, formada com representantes do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Pará e da Sociedade Civil. Nesse sentindo, todas as regiões tiveram projetos contemplados (Metropolitana, Xingu, Caetés, Tapajós, Baixo Amazonas, Tocantins, Lago do Tucuruí, Capim, Marajó, Carajás, Araguaia e Guamá).

Os pontos selecionados têm 30 dias para entregar a documentação referente ao convênio no Protocolo da Secult ou pelo correio para o endereço da secretaria: Av. Magalhães Barata, 830, CEP: 66063-640. Caso a instituição não apresente a documentação em tempo hábil, a Secult convocará os projetos suplentes classificados nas mesmas regiões de integração.

Informações sobre a seleção dos Pontos de Cultura no telefone: 4009 8712 – 8234 6418 (Zhumar) ou no e-mail: pontosdeculturapa@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: