3.7.09

Sessão reúne seis curtas premiados; comentários serão de Cássio Tavernard

Quem disse que animação é só coisa de criança? Adultos também curtem esse gênero audiovisual, que tem lugar de destaque no mercado internacional e agora vem se desenvolvendo no Brasil.

Uma pequena mostra desse universo está no programa “Animações para Adultos”, que o Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe nesta segunda-feira, dia 6 de julho, às 19h, com entrada franca. Os comentários após a sessão serão de Cássio Tavernard, diretor dos curtas de animação “A Onda - Festa na Pororoca” e “A Turma da Pororoca”.

Composta por títulos premiados no circuito de festivais e com expressiva exibição pela internet, a mostra é fruto do desenvolvimento do mercado de animação no país na última década, que supriu algumas demandas temáticas e diversificou a produção profissional. Ao todo são seis curtas, produzidos entre os anos de 2001 e 2005: “Desirella” (Carlos Eduardo Nogueira, SP), “Deu no Jornal” (Yanko del Pino, DF, 2005), “Engolervilha” (Marão, RJ), “O2 Conjunto Residencial” (Adams Carvalho, SP), “Onde Andará Petrúcio Felker” (Allan Sieber, PR) e “Pax” (Paulo Munhoz, PR).

O escritor Fernando Veríssimo, que assina uma crítica sobre o programa para o site da Programadora Brasil, diz que há muito pouco em comum entre os filmes reunidos nesta coletânea além da constatação mais óbvia de que são animações reconhecidas no Brasil e no exterior, de qualidade atestada pela longa lista de prêmios e participações em festivais acumulados por cada uma delas.

“Craques como Marão e Allan Sieber dividem espaço com novos talentos, alguns fresquinhos, ainda soltando cheiro de tinta, recém-saídos da universidade”, assinala o texto. No conjunto são apresentadas as mais diversas técnicas, que vão do tradicional claymation (animação com bonecos de massinha do paranaense “Pax”) à animação digital (caso do conto de fadas moderno “Desirella”), passando pelo exuberante 2D de “Engolervilha”, e ainda por técnicas mais experimentais, como as de “02 Conjunto Residencial” e “Deu no Jornal”.

“Não é demais repetir o alerta: esta é uma coletânea de animações para adultos. Por isso, não vale fingir surpresa ao se deparar com episódios de violência, suicídios, perversidade, e com um tom geral de humor negro e sarcasmo, às vezes feroz, que habitam estes filmes. Não vale levantar expectativas falsas, e, se alguém espera encontrar bichinhos fofos e alegres cantando e dançando a floresta, melhor procurar em outros lugares. O buraco aqui é mais embaixo”, diz o escritor.

Sinopses:

Desirella - Vivendo num conto de fadas, a velha Desirella, numa desesperada tentativa de transcendência, obtém um par de sapatos mágicos para tornar-se jovem.

Deu no Jornal - A saga de um solitário e suas fantasias desenhadas em esferográfica num jornal velho.

Engolervilha - Trabalho coletivo composto por vinhetas bizarras ou escatológicas. Pense no que uma ervilha pode sugerir numa animação: verdinha, marronzinha... O sórdido, o pútrido e o fétido. O bizarro, o esctológico e o grotesco. Ervilhas, urina e galináceas.

O2 Conjunto Residencial - Numa tediosa noite de sábado, um morador de um prédio residencial decide fixar um trampolim na janela de seu quarto. Foi a melhor coisa que ele achou para fazer, e agora todos querem experimentar as sensações.

Onde Andará Petrúcio Felker - A conturbada trajetória de um artista plástico perfomático é traçada por meio de diversos depoimentos.

Pax - Quatro religiosos se reúnem para discutir a violência do mundo atual e encontrar uma resposta para isso. Será que encontram?

Serviço: “Animações para Adultos”. Nesta segunda-feira, dia 6, à 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Comentários de Cássio Tavernard. Entrada franca. O IAP fica em Nazaré, ao lado da Basílica. Informações: 4006-2947/ 2924.

Fonte: Assessoria de imprensa IAP

Nenhum comentário: