6.7.09

Depois dos sábados nas comunidades In Bust pega estrada para municípios paraenses

O In Bust fechou com chave de ouro a agenda do “Sábado Comunidade – Teatro para Todas as Idades”, projeto que iniciou ainda em abril, passando por bairros e ilhas nos arredores de Belém.

Mais uma vez, fugindo à regra, eles apresentaram o projeto num dia alternativo. Projetado para acontecer sempre aos sábados, chegou a ter um apresentação num domingo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Telégrafo, e agora esta, na Comunidade Mar a Dentro, na ilha do Outeiro, em plena segunda-feira.

“Já estamos pensando em mudar o nome do projeto”, brincam Paulo Nascimento, Aníbal Pacha, Adriana Cruz e Cristina Costa, já na volta da ilha de Outeiro, por volta das 13h. O público curtiu e aplaudiu “Fio de Pão – A Lenda do Cobra Norato”.

Bonecos na Estrada - Fechada mais etapa de trabalho, o In Bust agora prepara-se para levar seus espetáculos até municípios no interior do Pará, através do projeto “Bonecos na Estrada – Em Caravana”. Com patrocínio do Banco da Amazônia, através da lei Rouanet, em julho recebem o In Bust, os municípios de Peixe-Boi, Nova Timboteua, Igarapé Açú e São Francisco do Pará. Em setembro será a vez de São Domingos do Capim, Inhangapi, Bujarú, Concórdia do Pará e Tomé-Açu e, em outubro, Bonito, São Miguel do Guamá e Irituia, visitando ainda algumas comunidades quilombolas.

“O Bonecos na Estrada é continuação desta ‘empreitada’. Além do acesso e a missão de formar platéias e divulgar a linguagem temos, ao longo desses anos de trabalho, vivido momentos impagáveis recebendo com carinho a gratidão de pessoas que pela primeira vez experimentam assistir um espetáculo de teatro com bonecos”. Ressalta Adriana Cruz.

Público participativo - A apresentação de “Fio de Pão – A Lenda de Cobra Norato”, espetáculo escolhido para esta comunidade, foi muito animada e participativa. O público interagiu perfeitamente com o espetáculo que coloca uma família de nordestinos contando, em cordel, a lenda da cobrinha que quer virar gente.

Isso deu mais vigor à encenação que também marcou o encerramento de mais esta edição do projeto. “O encerramento do ‘Sábado Comunidade’ é cumprimento de mais um dos nossos projetos que no final das contas convergem para um mesmo objetivo: dar acesso a linguagem do teatro com bonecos àqueles que dificilmente vão assistir, por uma série de fatores”, diz a Adriana Cruz, integrante do grupo.

Munidos dos espetáculos “Fio de Pão”, “Curupira” e “Os 12 Trabalhos de Hércules”, este ano o projeto durou três meses, teve patrocínio do Banco da Amazônia, e chegou aos bairros do Jurunas, Cidade Velha, Telégrafo e às comunidades do Acará, além das ilhas do Combú, Boa Vista e Maracujá. “No caso dos ribeirinhos, em especial, este acesso é comprometido por uma espécie de isolamento vivido pelas comunidades onde dificilmente circula a produção cultural do estado”, explica.

Comunidade Mar a Dentro - Na Ilha de Caratateua, conhecida por Outeiro, a situação não é tão diferente, apesar de seus 115 anos de fundação, sendo um dos balneários mais próximos de Belém e frequentado pela população paraense. “Estamos trabalhando aqui há quatro anos e nunca vi iniciativas de apresentações teatrais aqui na ilha”, disse Felipe Leite, coordenador da Casa Masculina da Comunidade Mar a Dentro nas Ilhas de Outeiro, enquanto recebia o In Bust.

A Missão Mar a Dentro dá apoio à Arquidiocese de Belém na formação teológica, espiritual e humana das pessoas que participam desta comunidade, através de cursos, retiros, catequeses e celebrações, além de oferecer alguns momentos de entretenimento, através de programações culturais como esta.

Nenhum comentário: