14.7.10

Cururu encerra curso de música com recital regado a Waldemar Henrique

Neste mês de julho, não dá pra dizer que as crianças não foram contempladas em Belém. Várias iniciativas foram além das colônias de férias como mero entretenimento, para matar o tempo da garotada enquanto os pais, sem folga, trabalham.

Oficinas de arte em museus da cidade e de cinema, como foi o caso da Bacuri - Mostra de Cinema Infantil, agitaram de forma artística e educacional a vida dos pequenos. Ainda tem muita coisa acontecendo, mas nesta quinta, 15, uma dessas iniciativas está encerrando.

O Projeto Cururu, que reuniu quarenta crianças e adolescentes, durante esta primeira quinzena, em aulas de música, encerra o curso em grande estilo, reunindo seus jovens violinistas, violistas e violoncelistas, no recital que acontecerá às 19h, no Centro Comunitário da Paróquia Santo Antonio de Lisboa, no “Centrão”, com entrada franca.

No repertório dos Corais infantil e juvenil, além do clássico “Coco Peneruê”, de Waldermar Henrique, os alunos do projeto também irão interpretar, sob regência do maestro Jonas Arraes, coordenador do projeto, as canções “Ciranda da Rosa Vermelha”, de Alceu Valença, “Cirandeiro, cirandeiro, ó”, de Edu Lobo, e “Brega Ecológico”, um antigo bolero arranjado por Ana Souza, que versa sobre a preservação ambiental da Amazônia.

Quem participou das classes de violino, viola e violoncelo terá a missão de interpretar obras de diversos compositores, com destaque para Shinichi Suzuki, considerado um dos autores mais importantes no método de ensino de cordas.

Segundo o coordenador do projeto, maestro Jonas Arraes, as aulas do Curso de Férias não foram focadas apenas no ensino da música. Durante os dias em que estiveram estudando, os pequenos também tiveram “momentos de lazer, reflexão e congraçamento”. Uma das atividades paralelas foi a exibição do filme italiano “Vermelho como o Céu”, de Cristiano Bortone, que conta a saga de um garoto que perdeu a visão em um acidente, nos anos 70, e que lutou contra tudo para alcançar seus sonhos.

O filme é baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana. Após o filme, foram feitas reflexões conjuntas com os integrantes do projeto tendo como mote a palavra “superação”.

O Curso de Férias também contou com a orientação dos professores Anderson Paes e da professora Luciana Arraes, mestre em violino pela Universidade de Massachussetts Amherst, que atualmente mora nos Estados Unidos e aproveitou a vinda a Belém para ministrar o curso.

Luciana fundou o Projeto Cururu, em 2002, junto com a sua mãe, a museóloga Rosa Arraes, na tentativa de orientar musicalmente, por meio do canto coral, as crianças que frequentavam o Centrão.

Oito anos depois, já é possível contabilizar a extensão que o projeto ganhou: o Cururu já se apresentou no espetáculo “Sonhos para Dias Melhores”, no Teatro da Paz, em 2007, e fez parte do Auto do Círio nos últimos anos. Em reconhecimento, também ganhou, em 2006, o Prêmio Marketing Cultural da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e, em 2008, a Medalha Francisco Castelo Branco, da Prefeitura Municipal de Belém.

Serviço
Encerramento do Curso de Férias do Projeto Cururu. Nesta quinta-feira, 15, às 19h, no Centrão da Paróquia Santo Antonio de Lisboa (Rua São Miguel com Dr. Moraes, 943, no bairro da Cremação). Informações: 3242 6001.

Nenhum comentário: