29.7.10

In Bust apresenta espetáculos que vão da cultura popular à mitologia grega

O mês das férias foi bem agitado para um certo grupo de teatro com bonecos de Belém.

Nas duas primeiras semanas Paulo Nascimento, Adriana Cruz, Cristina Costa e Aníbal Pacha percorreram as cidades de Bauru e São Carlos e ainda o distrito de Ipiranga em São Paulo, à convite do Sesc paulista.

Nem bem chegaram, já estavam de volta à estrada, ou melhor, no espaço aéreo, indo para Rondônia. Lá, eles participaram do Teatro de Rua de Porto Velho, evento organizado pelo grupo “O Imaginário”. Nestas duas empreitadas, levaram o impagável Fio de Pão.

Já no final de semana passado, já na capital paraense, lá estavam eles na programação de encerramento do IDEA – 2010, mostrando “Curupira – Um Milhão de Nós” e “Sirênios”. O primeiro mostra como o homem deve preservar a floresta, através da lenda do menino de pés virados para traz, seu protetor.

O outro, na mesma linha, exibe três histórias do nosso peixe boi, ameaçado de extinção. No entento são dois espetáculos bem diferentes na concepção, pesquisa de materiais e manipulação dos bonecos.

Agenda - Neste último final de semana, o In Bust fecha o mês de julho aqui mesmo em Belém, apresentando dois espetáculos: Fio de Pão A Lenda do Cobra Norato, que fica em cartaz nesta quinta-feira, 29, e nesta sexta-feira, 30, às 18h e 21h, e no sábado, às 10h e 15h, na livraria da Visão do shopping Pátio Belém.

Também no sábado, 31, o último e derradeiro dessas férias ensolaradas, o grupo apresenta “Os 12 Trabalhos de Hércules”, a partir das 19h, no Casarão do Boneco. Nos dois espetáculos a entrada é franca, mas no Casarão, troca-se a entrada por um brinquedo.

Para o mês de agosto, o In Bust já tem uma agenda fechada. “Faremos o Festival Territórios de Teatro, mostrando Sirênios e O Conto que Eu Vim Contar e ainda participaremos da Feira Panamazônica do Livro, apresentando Os 12 Trabalhos de Hércules, Fio de Pão e Curupira”, avisa Adriana. Mas não é só, em breve acontecerá na cidade o Sesi Bonecos e o In Bust, claro, estará lá!

Espetáculos em cena

Fio de Pão - Contado em forma de cordel pelos atores-manipuladores Adriana Cruz, Aníbal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento, que representam uma família nordestina, o espetáculo “Fio de Pão – a Lenda do Cobra Norato” resgata do imaginário popular, a lendária história de uma cabocla que, ao ser conquistada um cobrão embruxado, engravida e dá luz a duas cobras: Norato e Caninana.

A encenação é feita com bonecos de pano, que contracenam com Fantoches, Manés-côcos e Brinquedos de miriti, típicos da região norte, numa analogia com o teatro de bonecos popular.

Os 12 Trabalhos de Hércules - Em cena, os atores manipulam cinco bonecos de vara e um boneco, máscaras e adereços, que interagem em um cenário com colunas de tela plástica e cortinas. Os animais mitológicos representados no espetáculo, fazem o espectador se imaginar em um passeio pela Grécia Antiga. A sonoplastia é elaborada com instrumentos de percussão feitos com materiais plásticos reaproveitados além de música mecânica. Assim como os bonecos, feitos a partir de materiais recicláveis.


Serviço
In Bust: quinta, 29, e sexta, 30 - “Fio de Pão – a lenda do Cobra Norato”, às 18h e 21h, e sábado, 31, às 10h e 15h, na livraria da Visão do shopping Pátio Belém.

Também no sábado, 31, o grupo apresenta “Os 12 Trabalhos de Hércules”, a partir das 19h, no Casarão do Boneco – Rua 16 de Novembro, 815, próximo ao Espaço São José Liberto.

Entrada franca na Livraria da Visão do Shopping Pátio Belém e um brinquedo, no Casarão do Boneco. Mais informações: 91 8134.7719


Nenhum comentário: