24.7.10

Victor Biglione faz show neste domingo em Salinas

Nos últimos dez anos ele vem participando dos principais festivais de jazz em vários continentes, como o Free Jazz, por cinco vezes, o Festival de Montreal por quatro vezes e o New York Guitar Festival, entre outros.

Neste final de semana, chegou a vez de Victor Biglione estrear no Baiacool Jazz Festival, que começa nesta sexta-feira, 23, a partir das 17h, na Praia do Farol Velho, em Salinas, com a apresentação de Larissa Wright & Cumbuca Jazz e o grupo Jungle Band.

Considerado um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, Victor Biglione é quem encerra a programação do evento, no domingo, dia 25, com seu estilo musicalmente eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues.

Biglione já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Atuou como guitarrista ao lado de Ivan Lins, Gal Costa, Chico Buarque, Djavan, Milton Nascimento, Sérgio Mendes, Wagner Tiso, João Bosco, Lee Konitz, John Patitucci, Steve Hacket (Genesis), Andy Summers (Police), e do grupo Manhattan Transfer. Nos anos 80, tocou com o grupo A Cor do Som.

Tem 16 CDs lançados entre obras solos e em duo. Foi o único brasileiro (apesar de nascido na Argentina) a participar no New York Guitar Festival, no segundo semestre de 2002, nos EUA, onde também estabeleceu parceria com o ex-Police, Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, Brazil Splendid, em Los Angeles.

O guitarrista também já compôs trilhas sonoras para TV, teatro e cinema, entre eles Como Nascem os Anjos, de Murillo Salles, com o qual recebeu o Kikito de melhor trilha sonora no Festival de Gramado, e Faca de Dois Gumes, vencedora da melhor trilha sonora no Rio Cine Internacional. Victor ganhou, ainda, o Grammy Latino pelo CD Crooner, gravado com Milton Nascimento.

Em 2009 lançou o CD Uma Guitarra no Tom, onde faz uma homenagem ao Maestro Tom Jobim e atualmente está em fase final o CD Tangos Tropicais, dirigido por Nelson Motta, a ser lançado ainda este ano.

Serviço
Baiacool Jazz Festival. Até 25 de julho, sempre a partir das 17h, com três grandes shows de música instrumental de artistas locais e nacionais, por dia. Em Salinas, na Praia do Farol Velho. Este ano, o Baiacool Jazz Festival tem patrocínio do SESC PA e apoio do Programa Bacana, Secult-PA, Fundação Tancredo Neves, Governo do Pará e Jungle Interativa. Contatos: 91 8134.7719 (imprensa) e 91 8228. 2293 (produção).

Nenhum comentário: