12.3.14

A magia do universo infantil no Teatro Gasômetro

Em cena, o lúdico e o cênico são unos. Papel, imagens animadas e brinquedos compõe o cenário de "Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua", que vem conquistando plateias desde 2007 e neste final de semana em Belém, em cinco apresentações, promete encantar crianças e adultos. No Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residencia), no sábado, 15,  com sessão às 16h e 18h. No domingo, 16, às 10h, 16h e 18h.. Entrada gratuita. Patrocínio da BR Petrobrás Distribuidora.

Produção de Brasília, a peça é inspirada na obra L'Opera de la Lune do francês Jacques Prévert e conta a história de Miguel Moreno, um menino melancólico que nunca conheceu seus pais e que, à noite, é levado pela Lua para viagens fantásticas e poéticas. 

A narrativa é conduzida pela Senhorita Anaïs, uma atrapalhada professora de astronomia-filosófica que está à procura do verdadeiro amor. Enquanto isso, a montagem explora a união entre a linguagem teatral, animação gráfica e música. 

A animação, feita pelo artista plástico João Angelini, foi elaborada artesanalmente com recortes de papel e aquarela. O cenário, criação de William Ferreira, traz carrinhos utilizados pelos atores e que apresentam várias possibilidades de uso. O tom surrealista, próprio do texto, também aparece no figurino criado por Alessandro Brandão e inspirado em Tim Burton. Para completar a atmosfera onírica, Mateus Ferrari compôs uma trilha original que cantada ao vivo pelo elenco.

Recortes de papel pintados com aquarela dão vida a bonecos de 15 centímetros. Eles se transformam em enormes desenhos de 1,5 m, que, quando projetados na tela de cinema, compõem o cenário. A animação ganha movimento com a fala e os diálogos dos personagens, e a sequência de desenhos se mistura, de forma sincronizada, às cenas. 

Além de dirigir, Miriam Virna atua como a professora Senhorita Anais junto com elenco formado por três expoentes do teatro brasiliense: Alessandro Brandão, Catarina Accioly e William Ferreira.

O espetáculo foi premiado no Zilka Salaberry de 2011, principal prêmio dedicado ao teatro para infância e adolescência no Brasil. Miriam Virna, diretora e autora do espetáculo, venceu o prêmio de Melhor Atriz. A montagem também foi indicada às categorias de cenário, dramaturgia e figurino.

Fragmentos de Sonhos do menino da Lua, já se apresentou em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia, sempre com patrocínio do CCBB.  Em Brasília e Rio de Janeiro, onde realizou temporadas mais longas, foi reverenciado pela crítica. Públicos de todas as idades se encantam com a montagem que traz o humor com elemento essencial.

Sobre Miriam Virna - Premiada diretora de teatro e nome de destaque na cena teatral brasiliense. Dirigiu e adaptou espetáculos de grande sucesso de público e crítica. Foi duas vezes vencedora do Prêmio SESC do Teatro Candango com os espetáculos As Ridículas de Molière e Contos de Alcova, que receberam o prêmio de Melhor espetáculo, Trilha Sonora e Figurino em 2008 e 2006 respectivamente.

Com As ridículas... levou também o prêmio de Melhor Direção. Dirigiu ainda Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua, patrocinada pelo CCBB e Funarte e considerada uma das três melhores produções teatrais de 2007 pelo Jornal Correio Braziliense. Outros dois de seus trabalhos, Decamerão e Brandura, foram indicados entre os melhores espetáculos pelo mesmo prêmio em 2004 e 2005 respectivamente.

ELENCO

Catarina Accioly - Adulta 4
Kael Studart - Menino da Lua
Iuri Saraiva (Stand-In) - Adulto 1
Miriam Virna - Srta Anais
William Ferreira - Adulto 2

FICHA TÉCNICA

Tradução: Adalberto Müller
Texto e Direção: Miriam Virna
Trilha Sonora Original: Mateus Ferrari
Animação, Programação Visual e Operação de Video: João Angelini
Cenografia: William Ferreira
Iluminação: Dalton Camargos
Figurinos: Alessandro Brandão
Operação de Luz: Emmanuel Queiroz
Operação de Som: Caetano Maia
Produção Local e Assessoria de Imprensa Belém: Michel Guerrero 
Produção Local e Assessoria de Imprensa Manaus: Três Cultura Produção Comunicação
Produção: Quartinho Direções Artísticas
Produção Executiva e Direção de Produção: Maíra Carvalho

Serviço
Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua. No Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência). Neste final de semana, nos dias 15 (16h e 18h) e 16 de março (10h, 16h e 18h), com patrocínio da BR Petrobrás Distribuidora. Entrada franca, com retirada do ingresso na bilheteria, aberta uma hora antes de cada sessão. Mais informações: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: