10.3.14

Música na Estrada abre inscrição para a 4ª edição

Casa de Folha, viajou em 2013
Abertas até dia 10 de abril, as inscrições podem ser feitas através do site do projeto, acesse e leia o edital. Não há restrição às participações. Podem se inscrever cantores, bandas e grupos musicais que residam e atuem no Estado do Pará, desde que tenham 50% de repertório autoral para o show proposto. A ideia é trabalhar com a cultura paraense, estimulando a criatividade e expondo para novas plateias, a diversidade musical da região.

No ano passado, por exemplo, a carreta palco levou para os municípios de Bragança, Primavera, Marapanin e Curuçá, alternadamente, a banda de heavy metal Madame Saatan, o sambista Arthur Espíndola, além da energia latina do Projeto Charmoso, junto com a Gang do Eletro.

“É sempre uma alegria enorme cair na estrada com gente tão boa, todos sempre interessados em levar boa música ao interior”, diz Márcio Macedo, da MM Produções, e coordenador do projeto, que este ano tem patrocínio da Vale e Lei Rouanet.

Percorrendo universos sonoros, que vão do carimbó ao jazz, da música experimental ao super popular tecnobrega, tudo cabe na carreta-palco. “Na primeira edição, tivemos orquestra de violoncelos, dividindo palco com a brasiliense Soatá. Em 2011 vimos o Charme do Choro tocar junto com o Manari e o Guitarrada Açú. O público ficou muito surpreso com a junção. A gente mais ainda”, comenta Márcio.

Depois de visitar cidades do nordeste paraense, este ano, o projeto vai chegar a mais quatro municípios, desta vez, situadas no sudeste do Pará: Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Curionópolis, já no mês de maio.

Os acordes da orquetsra juvenil de violoncelos
“Esta é uma região pouco explorada por nós da capital. Já estive por lá várias vezes em outros projetos e percebo o quanto os municípios são receptivos e muito carentes dessa musicalidade ‘diferente’ que queremos pôr na vitrine. Precisamos nos conectar a todo este grande Estado. Com a atuação da Vale muito próxima a esta região, a decisão foi imediata”, diz Márcio.

Além da divulgação da música paraense, o objetivo também movimentar a sua cadeia produtiva, privilegiando o conteúdo autoral e promovendo o encontro de artistas, produtores e público, para torça de experiências profissionais.

“Sempre buscamos convidar artistas locais. Dessa vez não será diferente. Em cada cidade um ou mais artistas locais sobem à carreta-palco para realizar este intercâmbio que considero a alma do negócio. Mas os convidados ainda não estão definidos”, explica o coordenador.

O processo de seleção é simples, mas criterioso.  Depois de preencher o cadastro disponível on line, devem ser anexados links de redes sociais, facebook, soundcloud e outras informações à respeito do trabalho artístico proposto. Serão aceitas inscrições somente pela internet.

Gang do Eletro e Projeto Charmoso no mesmo palco (2013)
“Assim que encerrarem as inscrições, checaremos se todos os inscritos mandaram a ficha de inscrição. 

Quem mandou, sobe para a plataforma de análise que também é online, ligada a uma planilha compartilhada. 

Depois disso, durante dois dias, um grupo de cinco profissionais ligados à música fará sua audição individual e indicará os artistas que mais se destacarem”, diz Márcio.

“Sempre há alguns empates técnicos que procuramos discutir democraticamente, até chegar num consenso. A gente sugere alguns parâmetros, mas deixa o curador bem à vontade. Não é uma tarefa fácil. É sofrido deixar muita gente boa de fora, mas o projeto não tem como abarcar todo mundo”, complementa.

Serviço
4º Música na Estrada. Inscrições:  http://musicanaestrada.com.br.  Além de links (02) de vídeos publicados no youtube, e áudios (02), também é obrigatório encaminhar por e-mail (contato@musicanaestrada.com.br), com carta de anuência assinada pelo responsável da banda e mais  duas fotos de qualidade do trabalho inscrito. O resultado será divulgado no dia 15 de Abril. Mais detalhes no edital. Mais informações: 91 8109-7792 / 3355-8668 / https://www.facebook.com/suamusicanaestrada.


Nenhum comentário: