29.3.14

La Fábula tem rainha que se alimenta de histórias

Há mais de uma década na estrada cênica da vida, a Companhia de Teatro Madalenas vem contemplando o público com espetáculos que trazem reflexão e o encontro do homem consigo mesmo. Exemplo disso é o La Fábula, em cartaz no Casarão do Boneco, neste sábado, às 19h, o grupo propõe um mergulho no universo mágico presente em contos da literatura universal. A programação é do Pirão Coletivo, projeto Sábado Tem. Domingo que Vem.

“Lá Fábula” é um convite a um reino mágico e onírico, que faz refletir sobre a importância da contação de histórias para o desenvolvimento humano e de como ouvir histórias pode nos despertar a imaginação e a paixão pela leitura.

A encenação, que toma por base o teatro de rua, leva o espectador a um passeio pelo mundo do ‘faz de conta’. A dramaturgia se utiliza de motes fabulescos para fazer ponte com a literatura.

É lá que estão imersos personagens como Dom Quixote e sua ingenuidade, o Homem de Lata e o seu coração generoso, além do intrigante Velho do Saco,  que alimentam a Rainha Altiva, que se alimenta de suas histórias. Em cena, ale de Altiva, três súditos que exercem a função de contadores de histórias. 

Apesar destes personagens estarem fora de suas estórias originais, a essência deles continua a mesma, como explicou Ester Sá, contadora de histórias e diretora do espetáculo: “A gente pegou a essência desses personagens e trouxe para o universo da fábula, do imaginário. Os deslocamos de suas estórias, mas criamos outra em que eles se encontram”. 

Montado em 2011, La Fábula foi contemplado com o Prêmio Myrian Muniz de Teatro 2012, categoria Circulação, por meio do qual fez 13 apresentações em praças públicas de 12 cidades do Pará, como São Caetano de Odivelas, Vigia, Santo Antonio do Tauá, Igarapé-Açu e Teresina, além de chegar também ao Maranhão e Piauí.

A direção e dramaturgia é de Ester Sá, coordenação geral de Leonel Ferreira, direção musical de Armando Mendonça, produção executiva de Flavio Furtado e Tainah Fagundes, concepção de figurino de Aníbal Pacha e confecção de Mariléia Aguiar. O elenco conta com Dina Mamede (Rainha Altiva), Gilberto Ganesh (Homem de Lata), Leonel Ferreira (Homem do Saco) e Rodrigo Braga/Cleber Cajun (Dom Quixote).

Serviço
Neste sábado, 29 de março. La Fábula. Espetáculo da Cia de Teatro Madalenas - Sábado Tem. Domingo que Vem, projeto do Pirão Coletivo. Às 19h, no Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815. Entrada: pague quanto puder.

Nenhum comentário: