8.7.14

Banguê Engole Cobra aterrisa no Sesc Boulevard

O grupo traz a cultura do Baixo Tocantins para a pauta sonora do Sesc Boulevard, nesta quinta-feira, 10 de julho. O evento começa às 18h30, com um bate papo com Mestre Vital, e com exibição de um documentário. O show terá início às 19h30. Entrada franca.

Mestre Vital é um desses heróis amazônidas que talvez seja desconhecido pela maioria das pessoas. Nesta quinta (10), ele estará no Centro Cultural Sesc Boulevard para conversar sobre os mais de 40 anos dedicados à produção cultural no baixo Tocantins. Criador do personagem mítico “Engole Cobra” e cheio de histórias para contar, Mestre Vital é convidado especial do evento “Sonoridades e Memórias no Rio Tocantins”, produzido em parceria com alunos da Estácio FAP.

Além do bate-papo, haverá exibição de material audiovisual produzido por Paulo  Castro, aluno de publicidade, montado a partir de pesquisa feita no Rio Tocantins entre 2013 e 2014 pela Casa Fora do Eixo Amazônia e por alunos do projeto de extensão universitária Cartografias Amazônicas da FAP. Para mediar a conversa, os convidados da noite são Viviana Menna Barreto, pesquisadora de cultura amazônica; e Fábio Ramos, músico e produtor.

Personagem curioso, Mestre Vital foi responsável pela criação de um outro personagem mais curioso ainda – o Engole Cobra, ave pré-histórica que seria devoradora de homens corruptos. 

A criatura acabou sendo incorporada como parte da cultura cametaense, e pode ser explicada pelo contexto que inspirou Vital a criar seu primeiro grupo musical – os anos 90, em que os caras-pintadas tomavam as ruas do país para pedir o impecheament de Fernando Collor de Melo.

A programação desta quinta não poderia ficar completa sem a apresentação de Vital, com muito siriá, brega e banguê tocados pelo mestre e por seus músicos acompanhantes, que manejam viola, zabumba e onça. Oito músicos de Belém que participam da gravação colaborativa do CD de Vital também fazem participações no show.

Serviço
“Sonoridades e Memórias do Rio Tocantins”, com Banguê Engole Cobra. Nesta quinta-feira, 10, às 19h30. Antes, ás 18h30, tem bate-papo com Mestre Vital. No Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas).  Mais informações: (91) 3224-5305 / 3224-5654 (Suelen Silva - Sesc Boulevard).

(Texto enviado pela assessoria de imprensa do Sesc Boulevard)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria.Parabéns!