23.7.14

Carlos Lobo: o projecionista de sonhos partiu!

É com tristeza que publico aqui um texto de adeus ao projecionista Carlos Lobo, enviado pela equipe do Cine Líbero Luxardo, onde ele trabalhou por décadas. Os anos de convivência dele com a turma do cinema de Belém foram repletos cumplicidades, amizade e respeito. Carlos Lobo leva consigo muitas histórias e uma parte preciosa da história do cinema paraense ligada ao cineclubismo e a tantos  outros momentos inesquecíveis, que ele acompanhava ali de sua cabine de projeção. Ele segue e nós ficamos, agora com a sua imagem projetada nas nuvens e em nossos sonhos, uma  lembrança que não será apagada. 

Carlos Paraguassú Lobo Penha, ou simplesmente Carlos Lobo, ficou conhecido como grande projecionista do cinema paraense. Internado por problemas na tireóide, devido a complicações, faleceu no último domingo, dia 20 de julho, aos 51 anos de idade. Deixou sua dedicação ao cinema marcada na história. História esta que se mescla à do cinema que ajudou a inaugurar: o Cine Líbero Luxardo.

Quando fundado em 1986, o cinema teve como seu projecionista o jovem Carlos Lobo, que também iniciava sua carreira por trás do projetor. No documentário "Cine Líbero Luxardo", de Patrícia Lio, realizado em 2004, Pedro Veriano, se referiu ao projecionista como alguém que “começou como um aprendiz e hoje é um mestre”.

Atualmente, Carlos Lobo era projecionista do Cine Estação, da Estação das Docas; prestava serviços ao Museu da Imagem e do Som; e serviços de manutenção ao Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCPTN/Centur), para o qual retornaria como projecionista no próximo mês.

No domingo, as sessões do Cine Líbero seriam canceladas para homenageá-lo, mas a direção optou por aquela que seria vontade de Carlos Lobo. “Ele ficava muito incomodado quando uma sessão precisava ser cancelada. Dizia que só devia cancelar em último caso. Que o público precisava daquilo”, conta Patrícia Lio, gerente do Cine Líbero.

E tudo que aprendeu na prática também repassou a muitos profissionais, como André Martins, um dos atuais projecionistas do Cine Líbero. “Era um cara bacana, tranquilo e disponível para todos. Tive uma convivência com ele de seis anos. O que hoje eu sei do Líbero, do meu trabalho, foi ele quem me passou”, declara.

Serviço
As sessões do Cine Líbero Luxardo, entre os dias 23 e 27/07, foram canceladas por motivo de luto em decorrência ao falecimento do projecionista Carlos Lobo. As sessões do Líbero voltarão normalmente na próxima semana, com a comédia dramática ‘A grande Beleza’. Informações sobre o filme em cartaz, como dias e horários das sessões, serão divulgadas em breve.

Nenhum comentário: